ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

De olho na TV

Nostalgia e educação pelas ondas do rádio

Reinaldo Rosa | 04/06/2018 15:57

AFILIADA - A rádio Educação Rural surgiu nos anos 60 a pedido do bispo Dom Antônio Barbosa à igreja de Cuiabá, cuja emissora de mesmo nome colecionava bons resultados. Em 1961, por decreto do presidente Jânio Quadros, a emissora de Campo Grande passou existir oficialmente.

EXCELÊNCIA NO ENSINO – Há relato de pessoas em Campo Grande que se formaram sintonizando as ondas da Educação Rural local e suas apostilas. Depois de muitos anos a emissora encontra-se sob a denominação Rádio Imaculada Conceição.

EDUCAÇÃO RURAL – A rádio Sutatenza, da Colômbia, mostrou ao clero brasileiro que o rádio poderia cumprir um papel importante no campo da educação rural. Foi um grito de alarme para que a Igreja entrasse na radiodifusão.

OBRA DE FICÇÃO - A Rádio PioXII (de finalidades educacionais rurais) transmitia lançamentos musicais, programas humorísticos, novelas. Conseguiu fazer fracassar famosa conferência intersindical contra o sistema vigente. Qualquer semelhança com poderosa rede nacional não terá sido mera coincidência.

VOCÊ SABIA – Karol Woytilla como papa João Paulo II e o Concílio de Puebla, no México, frearam segmentos progressistas e causaram o declínio da alfabetização através do rádio. Experiências de educação radiofônica constituem exemplo de construção do bem-estar social.

COM QUE DIREITO - O direito à educação para a população do campo surgiu como forma de enfrentamento Ao analfabetismo: dos 8,5% de analfabetos do país, 20,8% deles encontram-se em áreas rurais (IBGE, 2013). É preocupante o fechamento de escolas do campo, acirrado nos últimos 10 anos.

SINAL VERMELHO - Embora proibido por lei, esse fechamento parece ser uma realidade que se vislumbra para o campo, se consideramos que esta é uma questão silenciada no Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014–2024.

PARA OS ÍNTIMOS – Sandra Annemberg resume a nomenclatura do ‘Jornal Hoje’ para, simplesmente, “Jotagá”. Como era de se esperara moda atingiu sua afiliada da avenida Eduardo Elias Zahran. E assim nasceu o “MS2” da diretora Lucimar Lescano. Simples assim.

VC NA COLUNA – “Já fui diretor artístico, diretor musical, programador, locutor. Neste Organograma do Rádio, fomos todos para o Museu. Inclusive Eu! O que consola é ver que o que fizemos, ficará na história. O que fazem hoje passará! Eu? Passarinho! A decadência do rádio em MS tem um nome. Os donos! E Tenho dito!”. Ely Leal

Nos siga no Google Notícias