ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

De olho na TV

Noticiário no rádio abusa do uso de assessoria

Reinaldo Rosa | 13/04/2018 13:47

MANUAL DE REDAÇÃO – CBN chegou com novidades. Aberta a releases de assessores –dos mais diversos segmentos- sugere formas de trabalho. Mandar repórteres para apurar fatos in loco –com gravador e bloquinhos de anotações- é coisa do passado.

EM ALTO E BOM SOM – Em busca de ordenamento das normas existentes para eficaz noticiário radiofônico, está decretada a lei do menor esforço. Jornalismo da emissora ‘que toca notícia’ sugere que releases de assessores sejam acompanhados de áudio correspondente à nota. “Com não mais de um minuto (de gravação)”.

INSOSSO E INODORO – Releases de assessores e/ou entrevista ao vivo –no rádio e TV- têm a mesma emoção de filme de ação fake. CBN Campo Grande complementa manual de instruções ensinando que releases sejam feitos “de forma a destacar não as qualidades pessoais dos assessorados, mas destacar a importância do evento”. Anotou?

BOLA DIVIDIDA – A notícia chega pronta e inacabada à redação. O que caberia ao ‘tocador de notícia’ fazer transfere-se o ato a alguém fora do controle da emissora. Simples assim.

VAI ENTENDER – Alguns telespectadores não sabem separar conteúdo jornalístico de suas predileções –e convicções- partidárias. Gravação de opiniões pessoais de Chico Pinheiro vazou nas redes sociais. Coxinhas tiraram o ‘Bom Dia Brasil’ do radar do controle remoto. O controle parece ser perpétuo.

SAGRADO E PROFANO – Regras mercadológicas sempre estão presentes nas ações da rede Globo. Espectadores do ‘Jornal Hoje’ esperavam pela volta do “jotagá” e foram contemplados com o bloco final do informativo sobre uma feira agropecuária. Anunciante do jornal da dupla Sandra e Doni. Claro.

VC NA COLUNA - “Me entusiasmei com a Globo FM no inicio pela novidade. Parei de ouvir. A Programação musical é viciada, toca sempre as mesmas músicas. Eu toco muito mais novidades e músicas novas no meu Programa ‘Domingo é Dia D’, na 104 FM. E outra, os papos dos locutores são chatos e dão sono. Otaviano Costa então, tá fora da casinha, não sabe se faz rádio ou TV. Enfim; fora da realidade. Falando em FMs; que decepção pra não dizer que bosta a FM da Universidade Federal. Sem identidade. Sem rumo, uma merda”. Ciro de Oliveira

VC NA COLUNA II – “Rádio Globo chegou pra ensinar as rádios de Campo Grande: Jornalismo, esporte e música de FM. Uma folga aos ouvidos com o sertanejão bravo”. Ricardo Paredes

Nos siga no Google Notícias