ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

De olho na TV

Santos pratas de casa

Reinaldo Rosa | 12/08/2013 09:21
Santos pratas de casa

ALGUMA COISA ACONTECE - Caetano Veloso afirmou em pesquisa que realizou por conta própria, que 99,8% de músicas criadas no país têm letras românticas. Autores carentes de melhor inspiração têm no tema, forma fácil de colocar nos ouvidos de pessoas verdadeiras obras primas que desaparecem com a mesma facilidade com que aparecem.

ESTRELAS DESCEM - Procura-se leitor que saiba (sem apelar ao Google) quem foram os intérpretes das músicas 'só no sapatinho' e 'no balanço do buzão'. Os responsáveis pela irresponsabilidade de transformá-los em sucesso trabalhavam na rede Globo. É uma dica.

SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR - Na ânsia de galgar as primeiras colocações na audiência radiofônica diária, emissoras -de todo o país- fizeram do chamado sertanejo universitário um meio de galgar índices. Passado -muito- pouco tempo o gênero começa dar sinais de que já cansou o público; FM Capital a '100% sertaneja' já segmenta a programação com pagode.

VOCÊ NÃO VÊ - Repetidoras de TV locais abrem poucos espaços para a música -de qualidade- produzida em Mato Grosso do Sul. O Nosso Mato Grosso do Sul, com Márcio de Camilo, pela TV Morena, é rara -e boa- exceção, que apresentou, no sábado, Aurélio Miranda, autor e violeiro dos maiores do Brasil.

MAS NÓS ESTAMOS AQUI - A lamentar há o fato de saber que jovens do estado não conheçam a obra de Geraldo Espíndola e família. Músicas que sintetizam valores e sons regionais escancarados na vida da população que aqui habita e não os percebe; emissoras de rádios e repetidoras de redes de televisão (aquelas da audiência fácil) as grandes culpadas.

NEM MESMO EM COXIM - Entre os 'procurados' da música regional de qualidade está o cantor João Figar. Intérprete dos mais completos não tem o destaque que emissoras martelam até a exaustão a uma dupla como, pasme, Diego e não-sei-quem.

EXEMPLOS NÃO FALTAM - Mato Grosso do Sul é rico de ótimos autores que só são lembrados em matérias sobre a história musical do estado. Carlos Colman, Paulo Gê, Geraldo Rocca, Paulinho Simões, Celito e Jerry Espíndola soam como palavrões para grande parte da juventude local. Para programadores de rádio, então, é a seleção do 'famoso quem?'.

O ÚLTIMO APAGUE A LUZ - Nos anos oitenta, no Bar Café Soçaite, o até então desconhecido Almir Sater profetizou que "vou fazer minha carreira em São Paulo; aqui não da não". E os resultados do vaticínio todos conhecem hoje. No 'aqui não da não" entenda-se mídia eletrônica local.

MUITO POUCO - A abertura para o gênero regional é encontrada na Rádio FM 104 e, em particular, no trabalho do apresentador Ciro de Oliveira, além de emissoras que reservam cinco minutos para a música local numa programação de 24 horas. Com o FM do disco de vinil (outro palavrão para a molecada) e o moribundo CD, arquivos musicais de emissoras de rádio não chegam a ficar empoeirados em razão da alta rotatividade de 'sucessos do trimestre'.

GRUPO DA TRADIÇÃO - Michel Teló e Luan Santana produtos genuinamente difundidos pela mídia local -e lançados ao mundo- cobram altos cachês por suas apresentações. Enquanto isso, em Campo Grande, o excelente Paulo Gê lança CD de coletânea de autoria própria e, como numa súplica na TV Morena, informa um endereço eletrônico a interessados na sua aquisição. Notícias da província Santos pratas de casa.

Nos siga no Google Notícias