A nebulosa relação do vírus com o câncer
A causa, descobriu logo a seguir, não era as células cancerígenas nem as bactérias.
A marcha do vírus causador de câncer.
Vinte e dois anos depois, encontraram vírus causador de câncer em coelhos. Nove anos depois, em camundongos. Passados outros nove anos, encontraram em gatos. Apesar de tudo isso, havia uma forte oposição à essas descobertas. O quadro ficou pior quando sugeriram que poderia ocorrer em humanos. 55 anos depois, Rous recebeu um Prêmio Nobel. Apesar do descrédito, o alemão Harald Zur Hausen descobriu o HPV - Papilomavírus Humano. Desde então, foram descobertos muitos outros vírus causadores de câncer.
20% dos cânceres são causados por micróbios.
Atualmente, sabemos que 20% de todos os casos de câncer em humanos são causados por micróbios. Além dos muitos vírus, há também bactérias carcinogênicas, como a velha conhecida Helicobacter pylori, que causa câncer no estômago. A outra famosa é a Chlamydia trachomatis, causadora de uma doença sexualmente, que pode contribuir para o câncer do colo do útero. Mas, de todos eles, o HPV é o pior, causam cerca de 5% de todos os cânceres do mundo. E, agora, um cuidado especial: não é só em mulheres, estão aparecendo a cada dia mais cânceres desse tipo na boca de homens.
Um mundo ainda nebuloso.
Os micróbios causam câncer? Eles apenas promovem o crescimento do câncer? Os micróbios favorecem o câncer ao combater o sistema imunológico? Quais deles são apenas acompanhantes e quais são os ofensores? Os cientistas só tem uma certeza: a lista dos micróbios relacionados com câncer não para de crescer. Há outro cuidado simples: vacinas. Há vacinas, por exemplo, que previnem a infecção por HPV. Não escutem os teóricos da conspiração que trabalham duro para fazer a vontade do vírus. Eles amam vírus e odeiam humanos.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.





