ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

Comer carne, alimentação diversificada, nascia a nutrição

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 19/05/2024 08:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A nutrição é ciência jovem (alguns entendem que é pseudociência). Vem passando por um processo de consolidação. Se propõe a unificar conhecimentos de bioquímica, biologia, fisiologia, farmacologia e clínica médica. A sua história é cheia de buracos vazios. Estava presente em escritos chineses já no século III d.C., todavia, o mundo dela não teve conhecimento. Ficou presa nas fronteiras chinesas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Beri-beri, a doença que catapultou a nutrição.

O melhor informe sobre nutrição ocorreu no Japão. Kaneshiro Takaki, médico do hospital naval de Tóquio, no século XIX, procedeu à primeira investigação sistemática de uma doença, hoje quase desaparecida, chamada beri-beri. Perda de sensibilidade das mãos e pés, tremores generalizados, edema e fraqueza muscular, levando à morte, são os sintomas dessa doença. Até então, os europeus acreditavam que o beri-beri era decorrente de alguma bactéria ou verme. Takaki voltou sua atenção para a alimentação. Percebeu que os marinheiros japoneses estavam viciados em arroz. Dieta pobre.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os navios japoneses de Takaki.

Usou dois navios para suas experiências. O primeiro - Riujo - com 276 homens, em viagem de 272 dias, alimentados com dieta tradicional, viu 160 casos de beri-beri e letalidade de 15%. O segundo navio - Tsukuba - fez o mesmo percurso e com as mesmas condições do Riujo. Só mudava a alimentação. Adicionou carnes, pescadores, leite condensado e diminui as porções de arroz. Ocorreram 10 casos de beri-beri, todos em indivíduos que não seguiram a nova dieta. Nascia a nutrição mais uma vez. Todavia, como no caso da China, o Ocidente novamente não tomou conhecimento.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O polonês e sua "vitamina".

Anos depois, Casimir Funk, bioquímico polonês, introduziu o termo "vitaminas" para identificar os princípios ativos dos alimentos, cuja carência levavam ao beri-beri. Conforme Funk, o baixo consumo de vitaminas ainda levava à outras doenças como o escorbuto e a pelagra.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Na cutícula do arroz.

R.R.Williams, um químico norte-americano isolou da cutícula do arroz o fator anti beri-beri e dedicou toda sua vida a esse estudo. Somente 26 anos depois, com a descoberta da tiamina ou vitamina B, Williams determinou sua estrutura química e, posteriormente, sua síntese. O sucesso de Williams em preparar vitaminas sintéticas de baixo custo, estimulou, em 1.941, os programas de enriquecimento dos alimentos. Durante a Segunda Guerra, os moinhos e panificadores trabalhando junto com cientistas, definiram um plano onde tiamina, ferro e niacina (mais tarde riboflavina) foram adicionados aos pães obrigatoriamente. Escolha onde e quem criou a nutrição: chineses, um japonês, um polonês ou um norte-americano.
Nos siga no Google Notícias