ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Há mais comedores de carne do que esperavam

Mário Sérgio Lorenzetto | 21/09/2019 08:36
Há mais comedores de carne do que esperavam

O ancestral de todos os animais era um carnívoro! Eis a conclusão de um novo estudo que examina as dietas dos primeiros animais há 800 milhões de anos. A mesma pesquisa também descobriu algo inédito: há muito mais comedores de carne por aí do que os cientistas esperavam.

Para avaliar como as dietas evoluíram no reino animal, a Universidade do Arizona compilaram um conjunto de dados de mais de 1.000 espécies existentes. Isso incluía vertebrados - de humanos a patos - e quase 140 espécies de insetos. Todos tiveram seus hábitos alimentares analisados com profundidade. Os pesquisadores criaram uma filogenia - uma enorme árvore genealógica - de todos os animais para determinar o que seus ancestrais devoravam.

Há mais comedores de carne do que esperavam

Os primeiros animais eram carnívoros.

O primeiro animal tinha uma só célula e era um comedor de carne. A descoberta contradiz o que pensavam aqueles que estudavam os fósseis. Qualquer que fosse a "carne", era muito diferente do que hoje entendemos como carne. O primeiro animal deve ter comido protistas, um termo genérico para pequenos organismos de uma só célula que não são plantas, animais ou fungos.

Há mais comedores de carne do que esperavam

Como era o primeiro animal?

Não está claro como era esse primeiro animal. Uma parte da equipe argumenta que era como uma esponja microscópica, um filtro que aspira alimentos de vida sedentária. A outra parte da equipe acredita que eram protistas como o "choanoflagelato", que nadava comendo bactérias, como um mini-carnívoro.

Há mais comedores de carne do que esperavam

A imensa maioria é comedor de carne.

De todos os animais atuais, 63% são carnívoros, 32% são herbívoros e 3% são onívoros. Os demais - 2% - são ambíguos. A proporção menor de herbívoros e onívoros pode parecer surpreendente. Afinal, as plantas são um recurso alimentar muito mais abundante em volume. A pergunta correta seria: afinal, porque todos não comem plantas?
A resposta está nas adaptações especializadas que os animais precisam desenvolver em seus organismos para conseguir comer plantas. As vacas, por exemplo, conseguiram essa especialização para comer plantas. Elas têm estômago em quatro partes e uma próspera coleção de micróbios intestinais que conseguem uma façanha extraordinária - quebram as células vegetais.
Mesmo nós humanos, onívoros pelo menos nos livros, não conseguimos quebrar as paredes celulares de folhas e gramíneas. A única maneira de você ser vegano de fato é comendo basicamente sementes e frutas - as proteínas que as plantas estão lançando. Os cientistas do Arizona afirmam taxativamente: "a herbivoria, como sistema de dieta, é relativamente difícil de evoluir".

Nos siga no Google Notícias