ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Para que servem os sonhos?

Mário Sérgio Lorenzetto | 05/07/2018 09:02
Para que servem os sonhos?

Contam que Bram Stoker sonhou seu "Drácula", teria ocorrido o mesmo com Mary Shelley e seu "Frankenstein". Também Louis Stevenson com o "Jekill e Hyde", e inclusive Paul McCartney e seu "Yesterday". E apesar de todas as reflexões, teorias e experimentos sobre uma questão que tem fascinado os humanos desde sempre, a resposta curta à pergunta "Por que sonhamos?" hoje continua sendo a mesma de ontem: não sabemos.
É verdade que eliminamos algumas hipóteses. Em pleno século, ao contrário da Antiguidade, quase ninguém acredita que os sonhos tenham um caráter sobrenatural. Mas, curiosamente, apesar de toda a ciência acumulada, restam algumas crendices. Um estudo científico verificou que muitas pessoas cancelariam o voo se na noite anterior sonhassem com um avião caindo. A visão profética dos sonhos ainda persevera.
Muitos acadêmicos ainda preservam a tese de Sigmund Freud foi o precursor da tentativa científica de explicar os sonhos. Em seu "A interpretação dos sonhos", de 1899, um best-seller, que levou gerações de curiosos e estudiosos a acreditar que "os sonhos são manifestações de desejos do subconsciente". Se são manifestações de desejos, ninguém sabem até o presente, mas essa ideia não é de Freud e sim Aristóteles e de Platão.

Para que servem os sonhos?
Para que servem os sonhos?

Os sonhos aparecem na fase REM.

Ao mesmo tempo que Freud recuperava essa teoria da Antiguidade grega, existia outra corrente - integrada por autores médicos - que buscavam uma interpretação dos sonhos mais biológica que psicológica. Nos anos 50, descobriram que os sonhos pareciam estar vinculados a uma fase caracterizada por uma grande atividade cerebral e movimentos oculares rápidos (MOR ou REM, em inglês). O avanço da neurociências permitiu abordar os sonhos desde um prisma mais orgânico. Em 1977, Harvard propôs uma teoria neurobiológica dos sonhos chamada "hipótese de ativação-síntese". Descreveram os sonhos como uma consequência da ativação espontânea da fase REM de uma região primitiva do cérebro: o tronco encefálico. Quando o córtex cerebral, onde reside o pensamento superior, recebe essa espécie de ruído neuronal aleatório, trata de convertê-lo em algo que tenha sentido. Isso é feito tirando imagens e experiências de nosso arquivo pessoal. Nesse processo de "síntese", quando aparece a narrativa do sonho, o conto de uma história qualquer, nossa mente pode embaralhar as imagens e experiências e os resultados podem ser aberrantes.
Mas o modelo de Harvard não deu solução eficaz aos sonhos. Descobertas posteriores acrescentaram novos dados que dificultaram o encaixe de todas as peças. Hoje, sabemos que outros mamíferos, aves e répteis compartem conosco a fase REM. Também sabemos que nossos sonhos não estão confinados exclusivamente a essa etapa. Outra descoberta recente é a de que raramente os sonhos são surrealistas. A Universidade da Califórnia, chegou à conclusão, após cinco décadas de estudos contínuos, que o nosso mundo dos sonhos se parece mais à vida cotidiana do que ao País das Maravilhas de Alice. E mais, os sonhos guardam certa regularidade e coerência, inclusive com nossos pensamentos durante o dia que o antecede.

Para que servem os sonhos?
Para que servem os sonhos?

Os sonhos consolidam a memória.

Uma das mais recentes descobertas científicas é a de que sonhos cumprem papel importante na consolidação de nossa memória. Eles transferem tudo que aprendemos durante o dia do hipocampo para o córtex cerebral e os relaciona com nosso catálogo de emoções. Essas ideias estão em sintonia com a proposta de que os sonhos podem ter uma função biológica adaptativa. Anteriormente, imaginavam que a capacidade de sonhar estava ligada a um mecanismo de higiene psicológico - fazia a faxina do cérebro - necessária para manter nossa mente com saúde. Mas esse último esquema caiu por terra quando descobriram que existem pessoas que nunca sonharam e nem sonharão, além do fato de que os sonhos são aparecerão de forma completa e complexa à partir do final da infância.
Afinal, os sonhos têm uma função ou não têm? Têm algum significado ou não? A resposta mais atualizada é a destruição, completa ou parcial, de todas as teorias anteriormente elencadas. É bem provável que não tenha função biológica. Não escondem mensagens intencionadas de nosso inconsciente, como Freud, Aristóteles e Platão defendiam. Tampouco são como o ruído de um disparo ao acaso, um ruído cerebral aleatório.
A novíssima teoria está lincada ao mundo da informática. Os sonhos seriam uma espécie de atualização noturna do cérebro, quando a entrada de informação do exterior é mínima.
Em suma, o sonho é algo inexplicável. Cada geração têm a teoria em voga que lhe é concernente, a moda de cada época ou do autor.

Para que servem os sonhos?
Nos siga no Google Notícias