ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Em Pauta

Por quê engordamos à partir dos 40?

Mário Sérgio Lorenzetto | 03/03/2020 06:29
Por quê engordamos à partir dos 40?

Engordar à partir dos 40 anos não se deve à comida da esposa ou a novos hábitos. É o resultado de uma série de mudanças no metabolismo energético, nos hormônios e na composição corporal.

Por quê engordamos à partir dos 40?

Um cálculo simples.

A ciência, e não as modas alimentares, já explicou. O peso corporal depende de um cálculo insultantemente simples: energia ingerida menos energia gasta. O resultado que tende a crescer em quilos - e em preocupação - ao longo da vida está relacionado com a energia que ingressamos com a comida e a que empregamos em digeri-la. Essa é uma parte fundamental da explicação do "por quê engordamos à partir dos 40?". Todavia, tem mais....

Por quê engordamos à partir dos 40?

Respirar, coração bombear... outras chaves.

Não podemos esquecer que gastamos muita energia para perpetuar funções corporais como respirar, manter o coração bombeando o sangue e a temperatura corporal em seus níveis ótimos. Isso é conhecido como metabolismo basal. O corpo utiliza algo como 10% da energia para digerir a comida, entre 25% e 33% para as atividades físicas comuns (meros movimentos de deslocamento). Essa diferença tão grande - de 25% a 33% - é dada pelo tamanho de cada pessoa. Quanto mais alta, mais energia gastará apenas para mover-se.

Por quê engordamos à partir dos 40?

O sono é o maior "gastador" de energia.

Mas ainda falta outra variável nessa conta de gasto de energia: o repouso. A maioria das pessoas imagina que deixamos de consumir energia quando estamos em repouso. Estão equivocadas. Entre 55% e 65% de nosso consumo de energia se dá quando estamos no mais absoluto repouso. E agora, a chave: o gasto energético em repouso diminui aproximadamente 5% a cada década. E essa queda pode dobrar à partir dos 50 anos. Comparando um jovem de 20 anos com uma pessoa de 40 anos, o jovem gasta, quando dorme, algo como 15% a mais de calorias que a pessoa de 40 anos. E a diferença só aumentará à partir de então.

Por quê engordamos à partir dos 40?

A diminuição da massa muscular e o aumento da gordura.

Mesmo que você mantenha a mesma alimentação e os mesmos exercícios dos 20 anos até os 40 anos, teu corpo passará por uma mudança significativa: diminuirá a massa muscular e aumentará a camada de gordura. Tendo em conta que o músculo é o tecido que mais queima caloria - algo como três ou quatro partes de todas as calorias que o corpo consome em repouso - é lógico que cada vez se queimem menos calorias e que mais energia se acumule em forma de gordura.

Por quê engordamos à partir dos 40?

Diferença no sexo.

O volume da musculatura alcança seu ponto máximo ao redor dos 25 anos, quando soma 30% da massa corporal de uma pessoa sadia. Este pico é maior nos homens do que nas mulheres. A explicação é que a testosterona estimula a geração de tecido muscular. Uma mulher que tenha exatamente tua idade, altura e peso têm um gasto energético em repouso 10% menor.

Por quê engordamos à partir dos 40?

Dorme menos? O corpo consome mais calorias.

É bom começar a prestar atenção no que acontece durante a noite. Se você dorme menos, isso significa que teu corpo consome mais calorias. A falta de sono aumenta 5% o gasto energético total. Essa deve ser uma de tuas maiores preocupações. Não é tarefa fácil resolver esse problema. A privação do sono diminui significativamente a atividade em determinadas regiões do cérebro e isso favorece a escolha de alimentos mais calóricos.

Nos siga no Google Notícias