ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Sem área plantada, Mato Grosso do Sul aumenta a importação de alho e cebola

Mário Sérgio Lorenzetto | 15/03/2015 08:00
Sem área plantada, Mato Grosso do Sul aumenta a importação de alho e cebola

Aumenta a importação brasileira de alho e cebola. Mato Grosso do Sul não tem área plantada

Entre 2002 e 2012, a importação brasileira de frutas e hortaliças cresceu 435%. É conveniente repetir o número – inacreditáveis 435%. Pagávamos US$140 milhões, passamos a gastar US$750 milhões, segundo a USP. A disparada é atribuída ao aumento do poder aquisitivo da população. O principal fornecedor é a Argentina que respondeu por 52% das importações de frutas e hortaliças. O maior aumento foi devido ao alho, cuja importação cresceu 30%. O crescimento da importação da cebola também foi elevado atingindo 10%.

A área plantada com alho no Brasil é de tão somente de 10.452 hectares segundo o IBGE. A produção brasileira é limitada a 104.126 toneladas. Com a cebola a área é maior - o Brasil conta com 70.464 hectares plantados para uma produção de 1.753.311 toneladas. Ainda, segundo o IBGE, não há área plantada com alho ou cebola no Mato Grosso do Sul. Também não existe explicação para essa ausência. O vizinho Estado de Goiás é o campeão nacional na produção de alho - plantam 2.666 hectares com produção de 39.247 toneladas. Os campos plantados com a cebola em Goiás atingem mais de mil hectares e produzem 84 mil toneladas.

Não existem problemas com tempo de luz, temperatura e umidade no Mato Grosso do Sul para o plantio da cebola. A luz é o fator ambiental mais importante no crescimento e desenvolvimento dessas plantas, segundo a Embrapa. Existem cultivos apropriados para dias curtos, dias intermediários e longos. Não é conveniente o plantio da cebola em temperaturas acima de 35 graus Celsius e chuvas excessivas, não consistindo em problemas para o estado, especialmente fora do verão. Se antigamente a temperatura era um limitador para o plantio do alho, a Embrapa acaba de solucionar essa condicionante. No mês de novembro de 2014, lançou um novo alho adaptado a regiões de clima tropical que atinge a produtividade de 17 toneladas por hectare, 30% mais do que o alho – cateto roxo - que era plantado anteriormente.

Sem área plantada, Mato Grosso do Sul aumenta a importação de alho e cebola
Sem área plantada, Mato Grosso do Sul aumenta a importação de alho e cebola

O Brasil ainda continua a ser um imenso latifúndio improdutivo?

Quem respondeu sim, errou. Quem respondeu não, também errou. A Companhia Nacional de Abastecimento – Conab - não faz um estudo específico sobre a produção rural familiar ou não familiar. Os últimos dados oficiais disponíveis sobre a produção familiar são os do Censo Agropecuário de 2006 do IBGE.

Segundo esse ultrapassado estudo a agricultura familiar era composta por 4,3 milhões de estabelecimentos agropecuários, 84,4% do total do país. A agricultura familiar respondia por 24,3% da área rural ocupada. Já os não familiares representavam 15,6% do número de fazendas brasileiras, mas ocupavam 75,7% da área rural. Ao todo, cerca de 75% da mão de obra no campo era composta por trabalhadores da agricultura familiar, que representava apenas 38% do valor bruto da produção.

O governo não dispõe de nenhum outro dado. Mas comemora a evolução do Plano Safra da Agricultura Familiar, que completou dez anos com empréstimos de crédito rural oito vezes superiores aos de 2002/2003. Mas é de amplo conhecimento que o maior gargalo para a agricultura familiar está na pouca ou nenhuma assistência técnica federal, deixando os estados encarregados desse serviço.

Sem área plantada, Mato Grosso do Sul aumenta a importação de alho e cebola
Sem área plantada, Mato Grosso do Sul aumenta a importação de alho e cebola

Estão desistindo da vida sexual?

Dois países realizaram pesquisas recentes sobre a vida sexual – Grã- Bretanha e Japão. A revista médica The Lancet, revelou que os britânicos estão fazendo menos sexo. Foram mais de 15 mil entrevistados. As principais causas apontadas para a perda de interesse sexual são, segundo a pesquisa, a situação econômica e o uso excessivo da internet. Eles praticam menos de 5 relações sexuais por mês.

Uma série de estudos recentes alertaram para um fenômeno semelhante no Japão, onde homens e mulheres têm tido menos vontade de fazer sexo. Mais de 30% das pessoas com menos de 30 anos diz que ainda não fez sexo no Japão. Entre 18 a 24 anos, 25% dos homens afirmam não estar interessados.

A maior pesquisa realizada sobre o assunto foi feita pela Durex, fabricante de camisinhas que estudou o assunto em 41 países. O Brasil ficou de fora. Por aqui, a principal pesquisa foi conduzida pela USP, em 2008, depois de 8.200 entrevistas em dez cidades brasileiras. O resultado mais interessante no comportamento dos brasileiros é que pensamos mais em sexo do que praticamos. A média dos brasileiros é de 2 a 3 vezes por semana e sonham com mais de 6 relações semanais.

Quanto ao número de parceiros sexuais durante a vida o campeão é a Turquia com 14,5 e o menor é o indiano com 3 parceiros. No Brasil, os cariocas são os mais namoradores com 4,3 parceiros e as moças de Porto Alegre são as que contam com mais parceiros – 2,4. No quesito da frequência os mais dispostos são os gregos com 138 vezes ao ano e a menor frequência está no Japão com 45 vezes por ano. Os líderes nacionais são os brasileiros de Belo Horizonte com 3,8 relações semanais e as mulheres de Manaus com 2,7 relações por semana.

As dificuldades para a realização do ato sexual foram computadas pela pesquisa da Durex. 82% dos italianos dizem manter relações sexuais no carro e a menor dificuldade está no Vietnã com 5% de relacionamentos no carro.

Sem área plantada, Mato Grosso do Sul aumenta a importação de alho e cebola
Sem área plantada, Mato Grosso do Sul aumenta a importação de alho e cebola

639 brasileiros morreram por overdose

O consumo de drogas ilegais explodiu nos últimos 12 anos no Brasil. Um levantamento realizado pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – mostra que a taxa de fatalidade por consumo de drogas cresceu 700% entre os anos 2000 e 2011. Em números absolutos o dado não impressiona. Foram 639 mortes por overdose no Brasil em 2011.

As novidades no mundo das drogas trouxeram novos perigos. Até os anos 1990, a heroína injetável era o que havia de mais autodestruidor. Não é mais. A substância mais assustadora do mundo das drogas chama-se krokodil. É uma concorrente barata da heroína. Ela provoca rapidamente crise de abstinência e apodrece a carne do usuário. Mata por gangrena. Outra droga que o usuário praticamente assina o próprio atestado de óbito é o crystal meth. Inalado ele chega rapidamente ao cérebro. Produz uma sensação de prazer nove vezes mais potente que a cocaína e uma síndrome de abstinência mais rápida e duradoura. Aprisiona, rapidamente, o usuário ao vício. Maconha sintética, catinona sintética, fenetilamina, piperazina, kratom e khat são as novas substâncias psicoativas, cujo arsenal viciante a polícia têm dificuldade de ilegalizar.

Sem área plantada, Mato Grosso do Sul aumenta a importação de alho e cebola
Nos siga no Google Notícias