ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Três dias que preservaram as florestas do mundo

Mário Sérgio Lorenzetto | 29/08/2019 06:34
Três dias que preservaram as florestas do mundo

"Deus cuidou destas árvores, as salvou das secas, das enfermidades, das avalanches e milhares de tempestades e inundações. Mas não pode livrá-las dos nécios". "O caminho mais claro para o Universo é através de uma floresta selvagem". John Muir escreveu tantas frases célebres sobre a natureza - quase mística em seus olhos - que acabou convencendo uma enorme quantidade de norte americanos importantes. É considerado o "pai" do ambientalismo norte americano, o "pai" dos parques conservacionistas dos EUA. Mas seu grande amor foi a Serra Nevada da Califórnia. Ali passou três dias com o presidente Roosevelt. Três dias cruciais para a conservação das florestas nos Estados Unidos e no mundo.

Três dias que preservaram as florestas do mundo

A estranha história do escocês que estudava tudo.

Nascido em 1838 na chuvosa Escócia, John Muir emigrou com sua família para os EUA aos 11 anos. Quando morreu aos 76 anos, era o naturalista mais famoso, e também mais influente do mundo.
Até chegar pela primeira vez em Yosemite, tudo tinha acontecido na vida de Muir. Ele estudará, química, botânica e geologia na Universidade de Madison e havia inventado uma enorme quantidade de "cacarecos", máquinas inúteis. A mais risível e famosa era uma máquina para ajudar a levantar da cama. Ele também tinha passado por um "milagre", perdera a vista em um acidente e fora dado como definitivamente cego. Logo em seguida, recuperou a visão surpreendendo a todos. Também contraíra malária, uma doença mortal naquele tempo... E foi precisamente buscando por um clima benigno que chegou a Yosemite.

Três dias que preservaram as florestas do mundo

Três noites entre sequoias com o presidente.

Muir começou a escrever para as mais importantes revistas nordeste americanas. Também publicou dezenas de livros falando sobre a natureza norte americana. Em 1901, o presidente Roosevelt, após ler um de seus livros, escreveu a Muir pedindo que fosse seu guia em Yosemite. O acampamento só foi ocorrer em 1903. Roosevelt e Muir acamparam por três noites entre sequoias. Despertavam cobertos por uma fina camada de neve, visitaram toda a região e foram fotografados muitas vezes. Essa é considerada a viagem mais importante da história do ambientalismo.

Três dias que preservaram as florestas do mundo

A criação de inúmeros parques para conservar a natureza.

Em sua volta, Roosevelt tomou uma série de decisões. A primeira é bastante significativa. Assinou uma lei federal criando o hoje famoso Parque de Yosemite. Dois anos depois, Roosevelt criou a quase totalidade dos atuais parques conservacionistas dos EUA.
Muir faleceu em 1914. Dois anos antes, teve a felicidade de ver criado o serviço de proteção dos parques norte americanos que contaria com cientistas e policiais apetrechados para conservá-los.
Em seu último artigo para o New York Tribune, Muir despediu-se: "Estou cansado e devo repousar. Boa noite a minhas árvores, a meus lagos e alminhas montanhas, com um punhado de estrelas no meio".

Nos siga no Google Notícias