ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Vírus, uma breve biografia

Mário Sérgio Lorenzetto | 31/05/2020 08:43
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em um dia ensolarado, com temperatura aproximada de 75 graus Celsius, há 4 bilhões de anos, nascia o vírus. Não existiam animais e nem plantas, apenas rochas. O vírus nasceu em um mundo que denominamos de apocaliptico. O planeta sacudia. Havia, então, uma enormidade de terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas. O horizonte de furacões e raios era entrecortado pela queda de meteoros, comuns em um sistema solar ainda jovem, na flor de seus 500 milhões de anos.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade



Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os cientistas reproduzem em laboratório o mundo de quando nasceu o vírus.

Essa era uma tese, apenas uma ideia de como funcionava o nosso planeta até o ano de 1952. Nessa data, Stanley Miller e Harold Urey, da Universidade de Chicago, conseguiram a façanha de reproduzir em laboratório essas condições que criaram o vírus. Colocaram água, hidrogênio, metano e amonía dentro de um recipiente e o aqueceram, até que o líquido virasse vapor. Em seguida, bombardearam o vapor com descargas elétricas. Voltaram a condensá-lo. Após uma semana desse processo intermitente, a solução aquosa - antes estéril - tinha cinco aminoácidos. O grande sinal de vida tinha acontecido. Os aminoácidos são os filamentos que compõem as proteínas. São eles que também compõem os nucleotídeos, as famosas "letrinhas" A, T, C e G que compõem o DNA. Tínhamos DNA e proteína. Tínhamos vida.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O mundo do RNA e do DNA.

Não são poucas as teorias que buscam explicar o surgimento da vida, questão fundamental que inaugurava a ciência, a filosofia e a religião. Essas teorias tanto podem ser unidas como uma rechaçaria as demais. Nos cabe verificar a científica. Se temos bem postada a ideia de como apareceram os nucleotídeos, falta muito explicar - e comprovar - como eles se uniram. A tese é de que se uniram, inicialmente, formando o RNA, que é frágil, instável e manobrável quando comparado ao DNA. A boa comparação é que o RNA é uma casa de alvenaria, enquanto o DNA é um bunker de aço. Em algum momento, o RNA aprendeu a se reproduzir. Isso não é difícil dada sua instabilidade constante. O RNA é muito reativo. Com o passar de milhões de anos, esse RNA "subiu na vida" , evoluiu para um invólucro mais seguro, virou DNA.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A informação genética de todos seres vivos.

Hoje, todo ser vivo de uma simples ameba, até uma onça ou um ipê e, é claro, nós humanos, armazena sua informação genética em DNA. A única exceção é o vírus. Ele é capaz de armazenar sua informação genética - sua capacidade de fazer filhos semelhantes a ele - tanto em DNA como em RNA, como é o caso do Sars-Cov-2, nome técnico do vírus responsável pela pandemia atual. Ele nos ameaça, mas também é um longínquo antepassado, um elo com nossa versão celular mais arcaica. No princípio, antes do verbo, nos talvez fôssemos um tipo de vírus.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O náufrago e a ilha.

O vírus é o parasita por excelência, incapaz de ser protagonista de sua própria vida. Ele precisa do auxílio de uma célula, da qual se apropria à força. Ele sequestra algumas partes da célula. Caso contrário, não conseguirá se replicar, ter "filhotes". Quando não está usufruindo de uma célula, o vírus navega pelo mundo, como um náufrago à deriva, esperançoso de encontrar uma ilha - um ser vivo dotado de células compatíveis com o seu material genético - onde possa encontrar boas condições de ter seus "filhotes". Observem que além de encontrar a ilha, terá de ser compatível. Dupla tarefa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Muitas vezes violento.

Por vezes, o encontro do vírus com a ilha é violento - a medicina denomina de patogênico. O náufrago se faz dono da ilha, consome todos seus recursos e vai embora. Estará ainda faminto. Procurará por outras ilhas similares. Não sem antes se reproduzir, ter milhares de "filhotes", para otimizar a nova empreitada. É essa a relação que temos com o novo coronavírus. Somos uma ilha a ser devorada. Muitos vírus novos agem dessa maneira destrutiva, com o passar dos anos, tendem a ser menos violentos. São violentos enquanto "bebês". Fruto dessa destruição anárquica da ilha, podem também se auto-destruir. Mas podem aprender, e se tornarem comensais.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Vírus comensal.

Mas há os vírus que são comensais. São a maioria. O náufrago habita a ilha de forma sustentável. Pesca seus peixes, bebe seus cocos, tomando cuidado para não extinguir nenhum recurso natural. Em termos médicos: esse tipo de vírus vive dentro das células, faz uso de seu maquinário, mas não a adoece. Não tenta matar aquele que tão bem o acolheu.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O terceiro tipo de vírus são os mutualista.

Também há os mutualista. São aqueles vírus que agem como o náufrago que chega à ilha e planta uma horta, além de não depredá-la. É como se fosse um casamento arranjado, que tem tudo para não dar certo, mas acaba prosperando por obra do acaso e pela capacidade de adaptação de cada cônjuge. O exemplo clássico é das abóboras que, com o casamento com o potyvírus, se torna menos apetecível para alguns besouros, seus mais vorazes predadores. Também há o vírus da hepatite G que retarda o desenvolvimento do HIV em humanos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O caminhão e a moto.

Pense que a célula é um caminhão, e que o vírus, muito menor, é uma moto. Eles param lado a lado no sinal de trânsito, e o motoqueiro anuncia o assalto. Se a moto (o vírus) é feito de DNA , o motoqueiro só precisa tomar o combustível para seguir viagem. Se a moto for de RNA, é como se fosse movida a eletricidade e, nesse caso, roubar o combustível é inútil. O motoqueiro tomara outras coisas que faltem em sua moto como a caçamba, o farol de milha, o estepe... ou seja, o vírus de RNA tende a fazer um estrago maior. É o caso do novo coronavírus, um bebê trapalhão, causador de inúmeros estragos.

Nos siga no Google Notícias