A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 15 de Dezembro de 2018


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


10/10/2018 08:48

Aqueles 1.000%, e as oportunidades imperdíveis

Emanuel Steffen

Quando o assunto é dinheiro para a maioria de nós a máxima “quanto mais melhor” é quase sempre verdadeira. Até aí tudo bem, afinal a importância do dinheiro e a necessidade de controle do orçamento são temas bem conhecidos e reconhecidos pela maioria, ainda que ainda muito pouco praticado.

O problema talvez esteja quando o desejo por mais dinheiro acabe nos induzindo a comportamentos nocivos para os outros e para nós mesmos. Aliado a isso, um segundo problema bem característico de nosso país, o analfabestimo sobre finanças pessoais, contribuiu para o desenrolar de um cenário propício ao engodo financeiro.

Você como eu deve conhecer histórias (ou quem sabe ser uma delas) de pessoas que acabaram caindo na armadilha do dinheiro fácil e de grande retorno. Quem não se lembra das empresas de voip que trabalhavam com um sistema semelhante ao marketing multinível, mas que acabaram por se revelar verdadeiros esquemas de fraude financeira.

Recentemente o ativo do momento, o bitcoin e outras altcoins, tem atraído uma multidão ávida pelos retornos astronômicos e as histórias incríveis de super enriquecimento da noite para o dia. O mesmo estardalhaço é gerado sobre os picos apresentados pelo mercado de opções, os ativos mais fascinante e mais cruéis da bolsa de valores.

Obviamente não quero colocar ativos regulamentados e bem estruturados como as opções, e os ainda pouco regulamentados, porém com bases tecnológicas sólidas e de grande crescimento, com os esquemas de pirâmides financeiras citados. A comparação se refere apenas a euforia que os retornos passados, e o forte potencial futuro atrelados a esses produtos, causam na mídia e nas pessoas em geral.

Realmente 1.000% de retorno sobre o capital inicial não são situações impossíveis e nem mesmo raras de acontecer no mercado financeiro. Mas é essencial que o candidato a investidor esteja ciente de que o resultados passados não são garantias de resultados futuros. Além dos riscos associados, com algumas aplicações podendo apresentar perdas
superiores a 100% do que foi investido, como em algumas operações de opções a descoberto.

É importante se atentar também que, ainda que o ativo desejado esteja em um bom momento de valorização, o mesmo ainda pode apresentar oscilações de preços momentâneas, o chamado risco de mercado, e que portanto, é necessário estar preparado e “ter estômago” para quando ocorrerem.

Se a máxima que citamos no início do texto de que, “quanto mais dinheiro melhor” é verdadeira, a outra máxima “quando a esmola é grande, o santo desconfia”, também o é. Por isso, sempre desconfie das promessas de retornos mirabolantes e em curtos espaços de tempo. Sim, como afirmamos alguns veículos de investimento podem de fato, apresentar resultados exponenciais, mas somente para aqueles que realmente sabem o que fazem e entendem o seu lugar de operação no mercado.

Na dúvida consulte a procedência dos produtos, da empresa ou do negócio que estão propondo a você, ou que você mesmo tenha “descoberto”. Busque informações nas agências de regulação e controle (CVM, Bacen), associações (ANBIMA, ANCORD) e na mídia especializada, em especial a mídia independente de grandes bancos e conglomerados financeiros. Abuse da internet e do acesso a informação, só não abuse do seu excesso de confiança em oportunidades que de fato desconhe.

Aposte em sua carreira profissional e na construção de um patrimônio sólido ao longo do tempo. E claro, também invista tempo na sua educação financeira, estude cada vez mais e o máximo que puder para então estar preparado para aproveitar as grandes oportunidades realmente existentes no mercado, e disponíveis a todo momento. Até a próxima!

Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade
pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

13º salário: 6 dicas para usar de forma sábia o dinheiro
Esta época do ano é uma das preferidas dos comerciantes e também de quem ganha o 13º salário. Fica fácil, inclusive, perceber a alegria estampada nos...
12 decisões financeiras para 2019
Em breve começa dezembro e todos aqueles artigos falando sobre metas, sonhos, e o que conseguimos ou não fazer ao longo do ano que passou, não é verd...
O outro lado do consumismo e as maravilhas do capitalismo
Ser contra o comércio é ser contra a própria vida. A importância da poupança, da frugalidade e da prudência é inquestionável, pois estes são alguns d...
Qual a diferença entre globalismo e globalização econômica
Globalismo e globalização econômica: um é o oposto do outro. Defender o segundo não implica defender o primeiro. Com a ascensão do populismo nos país...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions