A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 22 de Junho de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


13/09/2013 08:12

Cuidados em compras e transações on-line!

Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Seguindo a série de segurança em finanças e investimentos, vamos ver hoje sobre alguns cuidados essenciais na movimentação de seus recursos em compras virtuais (e-commerce). A internet no Brasil evolui a cada ano, a prova disso está na expansão das redes sociais e do comércio eletrônico. A facilidade e a comodidade de, com apenas alguns cliques, pesquisar preços, encher o carrinho de compras e realizar diversas outras tarefas, como pagamento de contas, por exemplo, transformaram a internet em um importante canal de consumo e prestação de serviços.

No entanto, é recomendável considerar alguns cuidados, visando efetuar suas compras e transações com segurança. Em uma simples pesquisa por melhores preços e condições de pagamento, você percebe que há milhares de lojas por aí vendendo o produto que procura. Por isso, tenha atenção redobrada na hora da escolha, principalmente em relação à idoneidade do estabelecimento. Na dúvida, se não quer correr riscos, compre somente em lojas conhecidas ou indicadas por amigos. No caso de lojas desconhecidas, procure o endereço fixo do estabelecimento, busque selos de segurança na página da internet e verifique se esses selos são verdadeiros. Você pode ainda usar as redes sociais e fóruns para saber a opinião de outros internautas que já usaram o serviço ou compraram por aquela loja.

Ao pagar suas compras, ou mesmo realizar outra transação, muito cuidado para manter protegidos os seus dados financeiros e pessoais. Antes de fornecer o número de seu cartão de crédito, por exemplo, cheque se o site permite a transmissão segura da informação. Para isso, verifique as chaves de segurança, como símbolo do cadeado fechado na barra inferior do site ou no endereço (URL) que começa com https://. Estes sinais indicam que somente você e o site podem ver a informação relacionada ao pagamento.

Procure ainda informar o número do cartão somente quando tiver iniciado a transação e não quando receber algum e-mail pedindo que faça o procedimento. No caso da compra virtual, antes de fechar negócio, verifique as políticas de entrega e devolução para se certificar que o produto pode ser devolvido, caso não se encontrem em condições satisfatórias. Quanto a dados como número de RG e CPF, só os forneça para sites reconhecidos e de procedência confiável. Em caso de dúvida, não informe esses dados.

Mantenha um registro de suas transações e revise sempre os extratos do seu cartão. Caso note alguma operação suspeita, comunique imediatamente à administradora. A Internet traz comodidade, mas requer cuidados com a segurança. E por fim, tenha atenção às senhas - Tenha o hábito de trocar suas senhas, pelo menos a cada seis meses. Mantenha essa rotina não só para o seu cartão, mas também contas bancárias, de e-mail pessoal e do trabalho. Até a próxima.

(*) Com informações de fiancaspraticas.com.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com 

 

4 passos para sair do superendividamento
Toda semana recebemos mensagens de leitores realmente desesperados. Muitos destes que conversam conosco se encontram em uma situação grave de endivid...
Gere mais renda revendendo importados
Uma das formas mais seguras de gerar renda extra ou de iniciar um negócio de sucesso é através de produtos para revender. Isso porque independente do...
Conselhos aos jovens que estão desempregados
Segundo o IBGE, o desemprego entre os jovens é de quase 29%. E não há perspectivas de uma rápida melhora. A nova geração encara desafios que a maiori...
Por que políticas de estímulo geram recessões
A falácia da vidraça quebrada, popularizada por Frédéric Bastiat, continua sendo a metáfora perfeita para mostrar as consequências daquilo que se vê ...



Quero solucionar um problema comprei um celular pela internet no Radar de Desconto e já faz quase 120 dias e não recebi o produto e o desconto esta vindo descontado na fatura pelo Akatus Meios de Pagamentos já entrei em contato com as 2 e nenhuma me deu a resposta ate agora que devo fazer.
 
suely aparecida mariano da silva em 14/09/2013 09:38:08
comprei um celular já faz quase 4 meses e ainda não recebi o produto já entrei em contato com eles e nada foi solucionado se o prazo máximo da entrega era de 60 dias o que tenho que fazer obrigada pela atenção.
 
suely aparecida mariano em 14/09/2013 09:32:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions