A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


27/03/2019 13:43

O controle financeiro é essencial para o sucesso

Emanuel Steffen

Muitas pessoas perguntam o que fazer para ganhar mais dinheiro, e geralmente eu respondo com outra pergunta. Como você administra o dinheiro que ganha hoje? Pergunto isso porque a experiência mostra que o importante não é o quanto você ganha, mas sim o que você faz com o quanto você ganha. Uma pesquisa realizada com os ganhadores de prêmios que envolvem grande quantidade de dinheiro (como loterias) mostrou que muitos dos beneficiados em poucos anos voltam ao patrimônio que possuíam antes da contemplação.

Conheço também histórias de jovens que em busca de seus objetivos realizam enormes sacrifícios e proezas com o pouco que ganham no seu início de carreira, muitas vezes estágios, apenas para realizar um sonho, ou cumprir uma meta específica como cursar uma faculdade ou um curso de línguas. A questão é disciplina! Defina o que você quer e
permaneça constantemente na busca deste objetivo. Se você ganha 1.000 ou 10.000 por mês, o que primeiramente determina o seu sucesso financeiro é a sua consciência sobre a importância de controlar o seu dinheiro.

Em segundo lugar, depois de estar consciente sobre “o porquê” de se organizar e controlar o seu orçamento, é necessário ir à prática, e a prática exige disciplina e autocontrole. Só assim você conseguirá estabelecer um padrão de vida que se encaixe dentro do seu orçamento e construir a possibilidade de poupar o máximo possível para investir em sua segurança, aposentadoria, e outros objetivos pessoais de curto, médio, e longo prazo.

Se mesmo lendo esta resposta o leitor ainda achar que ganha pouco para suprir suas necessidades sejam elas básicas ou não, não existe outra saída. Para ganhar mais na economia em que vivemos é necessário se capacitar, se diferenciar, e se tornar mais competitivo no mercado de trabalho agregando mais valor ao seu desempenho, seja se
especializando ou se diferenciando. O princípio aqui é o seguinte: o seu rendimento cresce à medida que crescemos como pessoa e como profissionais.

Salários melhores são resultados e consequências, daqueles que não se acomodam e se esforçam em manter um padrão de excelência e desenvolvimento constante. Esta é a realidade do mercado quer gostemos ou não. Então a resposta é sim, dá para ter controle com salários de qualquer tamanho, desde que se saiba aonde se deseja chegar.

Um último ponto que precisa ser considerado. Quando falamos de salário estou me referindo a remunerações superiores a de um salário mínimo e que permitam um certo grau de manobra, esse é foco do artigo. Obviamente não seria leviano ao desconsiderar que sim existem situações em que a remuneração e a forma de trabalho não permitem que pessoas ou famílias tenham o suficiente para suprir suas necessidades básicas. Situações assim não são simples de serem resolvidas e merecem especial atenção de toda a sociedade.

Mas se este não é o seu caso, e se de alguma maneira você tem consciência de que o seu problema decorre simplesmente de indisciplina, acreditamos que o conselho de foco, organização e persistência devem ser aproveitados. Para alguns o objetivo pode ser gastar menos para então começar a poupar. Para outros o objetivo pode significar desenvolver outras fontes de renda extra que possam ser usadas para investir no aprimoramento profissional ou em cursos preparatórios, e estes sim representar salários melhores e capacidade de poupança.

Todo os esforços que você realiza no sentido de buscar uma melhora de sua qualidade de vida começam com uma decisão, uma atitude e ação continuada em direção à realidade pretendida. É essa a mensagem deste artigo.

Estabeleça um plano de ação, defina objetivos claros, factíveis e que tenham um prazo definido. Desdobre esses objetivos em metas menores e persista. Lembre-se sempre que o maior interessado e responsável por seu sucesso, é você mesmo. Acreditar piamente nessa afirmação é o que irá fazer toda a diferença.

Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Nova Previdência: os vícios clássicos
A recusa de aceitar a Nova Previdência baseada em capitalização, contas individuais e gestão privada, decorre de dois vícios clássicos que afligem o ...
Quais tipos de investimentos você deve conhecer?
Quando começar no mercado financeiro é comum ficar um pouco perdido dada a variedade de produtos disponíveis. Esse receio logo dissipa quando você en...
Entusiasmo e obsessão são suas melhores habilidades
Foram incontáveis as vezes que ouvi essas duas frases de efeito sobre a importância da educação escolar: "A escola não é sobre aprender coisas especí...
Como não cair em golpes na hora de buscar emprego
Ficar desempregado não é fácil e, infelizmente, tem muita gente por aí se aproveitando desse momento de fragilidade para ganhar dinheiro. Se você est...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions