ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Momento Saúde Bucal

Os diversos tipos de implante dentário

Marco Polo Siebra (*) | 17/05/2023 17:53


Olá, pessoal.

Hoje, eu quero trazer para vocês informações a respeito dos implantes osteointegrados. Mas Marco Polo, o que é o implante? Bom, vamos lá. O implante são parafusos de titânio que substituem a raiz do dente.

Aqui, nós temos um molar inferior, com duas raízes. Quando eu perco essas raízes e perco o dente, eu posso colocar um implante exatamente aqui. Esse implante está substituindo um pré-molar. Mas aqui, eu tenho a coroa, que vai em cima do implante. Como aqui nesse dente eu também tenho uma coroa que vai em cima da raiz, mas quando o dente é natural, ele é um todo. Aqui eu perdi todo o dente, eu coloquei o implante e aí, normalmente, quando nós instalamos o implante, eu tenho que esperar três meses para ter osteointegração. Para depois colocar a prótese sobre o implante.

Dentro do nosso mercado, nós temos vários tipos de implantes, com várias espessuras, várias alturas, várias conexões. Isso daí é o dentista que vai selecionar o que fica melhor para o seu caso e, algumas vezes, em alguns casos, nós temos a opção de fazer um implante com uma prótese de carga imediata. O que é isso?

Olha só aqui nesse modelo, a pessoa usava uma dentadura, eu coloquei quatro implantes. Foram instalados quatro implantes osteointegrados. E nós confeccionamos uma prótese fixa sobre implante, especificamente nesse caso, que é um protocolo de carga imediata no inferior, que a mandíbula é no inferior, eu posso já colocar a prótese de forma imediata, porque essa prótese tem a resina ou uma conexão, uma barra metálica que vai farolizar, que vai unir esses implantes e esses implantes não vão se movimentar.

Obviamente, o paciente vai ter uma restrição com a função mastigatória, em que vai comer apenas alimentos pastosos para líquido para aguardar os três meses de osseointegração. Em alguns casos, nós temos implantes de carga imediata, quando, algumas vezes, como aqui na frente nesse de cima, perdeu o dente, coloquei o implante, eu já posso fazer a coroa que eu vou grudar essa coroa nos dentes vizinhos e eu também posso fazer um implante de carga imediata unitário. Como eu tenho também casos em que dois implantes que suportam três dentes, ou seja, o implante, de um modo geral, sempre vai substituir, ele vai repor a raiz do dente.

Depois, o que vai ser feito? Vai depender muito do conjunto, por isso que é importante você fazer avaliação com o dentista. E para essa avaliação ser precisa, nós precisamos obrigatoriamente de, no mínimo, uma radiografia panorâmica.

Ok? E aí, gostaram dessas informações? Qualquer dúvida, mande um direct lá no meu Instagram @marcopolosiebra. Que eu terei o maior prazer em esclarecer as suas dúvidas e ajudar, contribuir com a sua saúde bucal.

Um forte abraço, até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias