ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Momento Saúde Bucal

Problemas cardíacos podem ter origem na saúde bucal

Marco Polo Siebra (*) | 22/02/2022 16:30

Você sabia que muitos problemas de saúde têm origem em questões de saúde bucal? Isso vale inclusive para problemas cardíacos, que podem ter origem na nossa boca, sem a gente imaginar que isso é possível! Se você já acompanha meu conteúdo há algum tempo, deve saber o quanto a boca saudável impacta na nossa saúde geral. Mas a relação entre doenças cardíacas e a nossa boca tem proporções alarmantes.

Segundo estudo divulgado pelo Instituto do Coração da USP, cerca de 45% das doenças cardíacas têm origem dental. E o pior: 36% das mortes causadas por problemas cardíacos também! Isso significa que são condições de saúde e, até mesmo, mortes que poderiam ser evitadas com idas mais frequentes ao dentista e com o tratamento correto no tempo certo. O que causa este problemas é que a soma de bactérias e tecidos já necrosados de uma infecção, podem ser transportados pela corrente sanguínea, afetando diretamente os vasos sanguíneos ou o coração, que pode desenvolver essa condição e levar a situações de saúde sérias.

Nossa boca, mesmo saudável, contém bilhões de bactérias que não são um risco quando estamos saudáveis, mas podem ser um grande problema quando encontram a oportunidade de infeccionar nosso corpo. Por isso, é importante dar atenção a sinais de alerta, normalmente ligados a inflamações ou feridas na boca. O exemplo mais comum é o da gengivite, que acontece quando nossa gengiva está inchada e até mesmo sangra com o contato com a escova de dentes ou fio dental. Lembre-se: gengiva sangrando é sinal de risco! Mas calma, nem tudo é notícia ruim: ir ao dentista com a frequência indicada e realizar os procedimentos de higiene corretos já são um grande passo para evitar essas inflamações e reduzir seus riscos!

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o assunto? Então passa lá no meu Instagram @marcopolosiebra e é só enviar uma mensagem. Vai ser um prazer responder às suas dúvidas. Um abraço e até os próximos vídeos!

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É Tesoureiro voluntário da ABRAz/MS (Associação Brasileira de Alzheimer e Demências Similares - Regional MS) e Diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.

Nos siga no Google Notícias