Quais riscos a diabete oferece à saúde bucal?
No dia 14 de novembro, o dia mundial do diabetes é trazido ao calendário como uma maneira de conscientizar as pessoas sobre essa condição de saúde.
“Mas Marco Polo, porque você, um dentista, vai falar sobre diabetes?”
- Leia Também
- Atendimento odontológico a paciente com necessidades especiais
- Novembro Bordô é o mês da campanha preventiva sobre o câncer de boca
Se você tem diabetes ou tem alguém próximo que conviva com essa condição, deve saber muito bem que ter diabetes é sinônimo de cuidados especiais também com a saúde da boca.
A diabetes, doença caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue, afeta mais de 8% da população brasileira, segundo a última pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a literatura médica, pacientes com diabetes têm alto risco de desenvolver problemas bucais por conta do descontrole da glicemia e interferência na produção salivar. Desta forma estão mais suscetíveis a infecções.
A gengivite e a periodontite, estágio mais avançado da inflamação na gengiva, inclusive com perdas ósseas, são os problemas mais comuns entre os diabéticos. As doenças periodontais podem alterar o nível glicêmico nesses pacientes, embora essas mudanças não sejam suscetíveis apenas a diabéticos.
Um dos sintomas da doença é a circulação sanguínea prejudicada. Isso altera bastante a saúde da boca, em especial na gengiva. Por isso, o risco de doenças periodontais, infecções e fungos é bastante elevado. Levando a perda óssea e consequentemente a perda do dente. Uma Pessoa com diabetes tem que redobrar a atenção à higiene oral devido às facilidades de infecções e a perda de dentes.
Também é importante dar atenção à questão da cicatrização, que é mais demorada e tem maiores riscos de infecção.
Mas esses riscos têm uma solução simples: fazer prevenção, que nada mais de ir em suas consultas periódicas ao dentista, dar atenção à higienização e seguir as recomendações que ajudam a manter o seu sorriso mais saudável!
Gostou da informação? Sabe de alguém que pode usar essas dicas?
Então compartilhe e fique por dentro dos novos conteúdos no meu perfil no Instagram @marcopolosiebra!
Um abraço!
(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.