ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Festas e Eventos TV

Em Bonito, restaurante resgata memórias através da culinária

Chef Sylvio Trujillo comanda o Bacuri Cozinha Regional, em Bonito-MS, onde recria pratos típicos do Estado

Por José Marques - Conteúdo de Marca | 06/06/2024 07:45
Chef Sylvio Trujillo (Foto: Divulgação)
Chef Sylvio Trujillo (Foto: Divulgação)

A história do chef de cozinha Sylvio Trujillo muito se conecta com a história da gastronomia de Bonito-MS. Paulista criado em Itaquera, há mais de 18 anos ele trocou a cidade da garoa pelo município considerado a Capital do Ecoturismo no Brasil. Apaixonado pela arte de cozinhar, Sylvio aprendeu desde cedo que a culinária vai muito além da simples elaboração de um prato.

Assim como muitos criados na periferia, Sylvio começou a trabalhar muito novo em restaurantes de São Paulo como garçom. Vivendo o dia a dia de uma cozinha, foi servindo os clientes e lavando pratos que o simples menino descobriu o amor pela culinária. Sua trajetória profissional começou modestamente, trabalhando em restaurantes locais e absorvendo todo o conhecimento que podia sobre técnicas e ingredientes.

Com o passar dos anos, sua habilidade na cozinha o fez destacar-se dos demais, e logo foi convidado para trabalhar em novos lugares. Em São Paulo, passou por renomados restaurantes e hotéis como o Gran Meliá WTC, Hotel Unique, Restaurante Skye, Hotel Fasano e Restaurante Nonno Ruggero, até chegar a oportunidade de atuar no exterior.

“Depois de São Paulo, tive a oportunidade de trabalhar na cidade de Genova, na Itália, e também em navios percorrendo o Mar Mediterrâneo. Nos cruzeiros rodei todo o mundo e isso me fez aprender diversas culturas, apreciar novos pratos e agregar novos valores ao meu cardápio”, pontua.

No entanto, o verdadeiro ponto de virada em sua carreira foi quando decidiu mudar-se para terras bonitenses. A passeio em família em Mato Grosso do Sul, Sylvio arriscou tudo e comprou um terreno na cidade interiorana.

Vindo para Bonito-MS, ele e sua família se adaptaram ao estilo de vida e Sylvio começou a trabalhar nos grandes restaurantes e hotéis da cidade. Foi quando o conhecido Hotel Marruá o chamou para trabalhar na cozinha para revolucionar a gastronomia do local.

Com a chegada da pandemia, Sylvio viu as dificuldades baterem na porta novamente. Para inovar, ele decidiu criar uma empresa de consultoria gastronômica para grandes hotéis e restaurantes da região.

“Na pandemia recebi uma proposta para ajudar o EcoPark Porto da Ilha, que assim como todos, passaram por dificuldades devido às restrições do Covid-19. Foi aí que surgiram as consultorias. No EcoPark me apresentaram um projeto de reestruturação total e reconstruímos toda a estrutura atrativa e gastronômica do local. Logo, comecei a prestar consultorias para outros lugares também, como Boca da Onça e Nascente Azul”, afirma.

Pratos desenvolvidos por Sylvio possuem itens regionais (Foto: Divulgação)
Pratos desenvolvidos por Sylvio possuem itens regionais (Foto: Divulgação)

Inspirado pela beleza natural e pela rica cultura culinária da região, Sylvio decidiu ir além para realizar seu sonho de empreender. Foi assim que nasceu o Bacuri Cozinha Regional, o novo restaurante sob sua liderança que rapidamente conquistou o paladar dos moradores e dos turistas que visitam a cidade.

Com uma proposta de resgatar memórias afetivas através da comida, o restaurante ganhou fama por sua culinária criativa, que combina a gastronomia contemporânea e a valorização da culinária regional.

“O Bacuri tem a alma sul-mato-grossense, ele veio para resgatar as memórias que foram perdidas ao longo dos anos. Nossa gastronomia foi pouquíssimo catalogada, é raro encontrarmos livros com receitas sul-mato-grossenses e esse é o nosso propósito: fazer uma imersão pelas raízes da nossa terra, em uma viagem de sabores única”.

Bacuri Cozinha Regional traz os sabores inigualáveis de MS (Foto: Divulgação)
Bacuri Cozinha Regional traz os sabores inigualáveis de MS (Foto: Divulgação)

Para isso, Trujillo conta que foi em busca de receitas visitando as cidades do Mato Grosso do Sul e do Pantanal, como Porto Murtinho, Corumbá e Maracaju. No cardápio, o Cupim de Colher, a Piraputanga Corumbaense, o Frango com Bori Bori e o Sashimi do Piloteiro são algumas das obras-primas desenvolvidas por Sylvio.

Além da própria culinária, o Bacuri Cozinha Regional foi pensado em proporcionar experiências únicas aos clientes que visitam a casa. Desde a recepção, todo o ambiente remete a cultura regional com peças e decoração criadas por artistas, como Buga Peralta, Hemerson Silva e Claudia Medeiros.

Ao longo de sua carreira, o chef se tornou referência quando o assunto é gastronomia criativa. Sul-mato-grossense de coração, Sylvio Trujillo continua a evoluir e inovar, mantendo-se sempre fiel à sua essência de celebrar os sabores autênticos do Mato Grosso do Sul.

O Bacuri Cozinha Regional está localizado na Rua 24 de Fevereiro, 2268 - Centro, em Bonito-MS. Para mais informações, acesse o site, as redes sociais ou entre em contato pelo telefone (67) 9140-0299.

Além dos melhores restaurantes na cidade considerada a capital do ecoturismo no Brasil, o Festas e Eventos TV apresenta opções de hospedagem incríveis para que sua experiência seja completa.

O Promenade Bonito All Suites está com promoção para os residentes de Mato Grosso do Sul que desejam passar dias de tranquilidade na cidade. Com 30% de desconto nas diárias, os turistas poderão usufruir de uma hospedagem de altíssima qualidade, excelente atendimento e ótimo preço.

A promoção é válida até 30 de junho de 2024 com reservas feitas exclusivamente pelo site.

Para acompanhar tudo o que acontece em nosso Estado é só seguir o Festas e Eventos TV no Instagram ou visitar nosso site oficial.

Assista a entrevista completa no quadro Comer Bem do programa Festas e Eventos TV:


Nos siga no Google Notícias