José teve duas alegrias no mesmo dia: a pega da medula e a surpresa da família
Paciente, que está internado no Hospital Cassems de Campo Grande, realiza 13º transplante de medula óssea
O dia começou com duas boas surpresas para o três-lagoense José Carlos da Silva, 61 anos, internado no Hospital Cassems de Campo Grande A primeira delas foi a visita da família e a visita tornou-se ainda mais especial com a segunda boa notícia do dia: a confirmação da ‘pega da medula óssea’.
Na prática, significa que o Transplante de Medula Óssea foi bem sucedido. Mas até receber a notícia, José Carlos, passou por tratamento em Três Lagoas e recebeu encaminhamento para ser atendido no Hospital Cassems de Campo Grande.
“Eu sentia muitas e muitas dores nas costas, estava tratando e pediram para fazer um exame. Assim, recebi o diagnóstico de câncer. Passei por quimioterapia e agora pelo transplante. Graças a Deus, deu tudo certo”, conta feliz ao receber a notícia depois de ser surpreendido pela visita da filha e da esposa. José Carlos conta ainda que a ansiedade agora é para rever os netos.
Sem esconder o sorriso, a beneficiária da Cassems, Sueli Vargas da Silva, comemorava a notícia de sucesso do transplante do marido. “Eu vou te falar, estou sentindo uma felicidade imensa, sabia? Porque não foi fácil passar por esse procedimento todo, mas graças ao atendimento de primeira qualidade o tratamento dele está excelente. Eu nunca tinha visto um atendimento desse, estou impressionada”, afirmou.
Quem também estava com o coração transbordando de alegria era a filha do casal, Silmara Vargas da Silva. “Meu coração está cheio de alegria, de gratidão a Deus, por ter proporcionado meu pai ter essa oportunidade de ter esse transplante e de uma vida nova, porque o sofrimento que ele estava passando só nós da família que sabemos. E ver que ele teve essa oportunidade, graças a Deus, tinha um plano que cobriu todo o tratamento, então assim, foi incrível. E toda a atenção, todo o cuidado que ele teve aqui, me surpreendeu mesmo, foi além das minhas expectativas e estou pronta para levar ele para casa”, comemora.
O transplante
O procedimento de alta complexidade pelo qual o beneficiário da Cassems foi submetido é o autólogo, em que as próprias células-tronco do paciente são coletadas, congeladas e, posteriormente, reinfundidas após altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia.
Segundo o médico oncologista, Renato Yamada, o paciente está internado há um mês para o tratamento do mieloma múltiplo (um tipo de câncer), e o transplante marca a última fase do tratamento. “O José Carlos recebeu o diagnóstico de um mieloma múltipla, que é um câncer das células do sangue. Ele passou por quimioterapia e quando teve condições fez o transplante de medula óssea e foi um sucesso”.
O médico comenta ainda sobre a alegria de poder dar essa notícia de vitória tanto para o paciente quanto para sua família. “Nós, como equipe, como o hospital como um todo, porque o transplante de medula nunca é feito por uma pessoa só, estamos muito felizes com essa notícia. Estou feliz de poder falar em nome da equipe, porque o transplante depende de estrutura hospitalar. Então, é um conjunto de forças para o serviço dar certo. E hoje, a gente é um serviço de excelência, de sucesso e eu estou muito orgulhoso disso”, afirma Yamada.
A partir da pega da medula, o tratamento continua e os cuidados pós-transplante passam a ser seguidos como, por exemplo, ser novamente vacinado. “É como se fosse uma criança, ele perde todas as vacinas, então, ele vai precisar revacinar. E também tomar cuidado com a aglomeração, o tipo de comida que ele vai comer, para não correr risco”, comenta.
Consolidação da alta complexidade
O Hospital Cassems de Campo Grande é o primeiro do Mato Grosso do Sul autorizado a realizar transplante de medula óssea. Desde que iniciou os procedimentos já foram realizados 13 transplantes. O primeiro procedimento de alta complexidade ocorreu em 10 de agosto de 2022. Com isso, se tornou o 11º estado do Brasil autorizado a fazer esse tipo de transplante.