A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018


25/06/2018 12:39

Andar no metrô de Moscou, sem o mapa, exige atenção e muita paciência

Se estiver perdido e sem o mapa baixado no telefone com certeza terá um grande problema: a comunicação com os russos

De Moscou, Paulo Nonato de Souza
Estação Arbatskaya: A beleza do metrô de Moscou é algo incomparável com outros metrôs pelo mundo (Foto: Paulo Nonato de Souza)Estação Arbatskaya: A beleza do metrô de Moscou é algo incomparável com outros metrôs pelo mundo (Foto: Paulo Nonato de Souza)

O metrô de Moscou é uma espécie de museu subterrâneo com suas paredes de mármore, esculturas, candelabros, mosaicos e uma decoração nada parecida ao que se vê em outros metrôs pelo mundo. São 196 estações que lembram a história da Rússia, distribuídas em 12 linhas identificadas por nome e número, e funcionam das 6h até 1h da manhã.

Como em todos os metrôs do mundo, no metrô de Moscou o passageiro de primeira viagem terá problemas de localização sobre onde embarcar para o seu destino, e qual trem faz a sua linha. Em qualquer lugar, esta é uma situação de pressão, ter que decidir algo que não conhece em meio ao vai e vem de pessoas, mas aqui na capital do país da Copa do Mundo de 2018 tudo é muito mais confuso por conta da barreira da comunicação.

Mesmo em Moscou, a capital, são raras as pessoas que falam inglês ou espanhol, as línguas mais populares. Nas paredes do metrô há mapas e indicações com os nomes das estações, onde o idioma cirílico aparece em destaque e a tradução em inglês logo abaixo, mas num cinza bem apagado.

Nas estações você encontra mapas do metrô por toda parte, mas em idioma cirílico, e isso só faz aumentar o desespero (Foto: Paulo Nonato de Souza)Nas estações você encontra mapas do metrô por toda parte, mas em idioma cirílico, e isso só faz aumentar o desespero (Foto: Paulo Nonato de Souza)

Não é difícil encontrar quem se dispõe a ajudar, porém, a ajuda vem em russo ou num inglês misturado com russo. Portanto, se for pegar o metrô em Moscou sem ter baixado no celular o aplicativo da empresa metroviária local, onde encontrará o mapa com indicações em inglês, então estará perdido, ainda que tenha em mãos o endereço correto do seu destino.

Foi o que aconteceu comigo na noite do último domingo. Sorte que a minha viagem, na volta para o hotel desde a Praça Vermelha, no coração de Moscou, era pauta para esta matéria, então não me incomodaram nenhum pouco os perrengues pelos quais passei. Foram tantas idas e vindas, trocas de trens e de estações que tive de me segurar para não entrar em desespero.

Embarquei às 19h35 na estação próxima da Praça Vermelha e passava das 23h30 quando consegui, enfim, chegar a estação Okruzhnaya, em frente ao hotel onde estou hospedado. A viagem normal previa apenas uma troca de estação, mas como estava perdido, fiz cinco trocas até encontrar o caminho certo graças a ajuda de um policial com o seu “rusês” – mistura de inglês com russo – e de uma menina ucraniana de inglês fluente. Não entrei em pânico, mas quase.

Em todas as estações há apenas uma entrada e uma saída e isso prevalece também nas escadarias, como se fosse uma escada rolante (Foto: Paulo Nonato de Souza)Em todas as estações há apenas uma entrada e uma saída e isso prevalece também nas escadarias, como se fosse uma escada rolante (Foto: Paulo Nonato de Souza)

Tudo isso foi no domingo à noite. Nesta segunda-feira, 25, com o mapa do metrô em inglês devidamente baixado no meu telefone, embarquei na estação em frente ao meu hotel com destino à estação Myakinino, no Centro de Imprensa da Copa do Mundo 2018, e tive apenas uma dúvida na troca de trem, mas logo me reencontrei no mapa ao endereço desejado como um autêntico moscovita.

Como jornalista credenciado pela Fifa para a cobertura da Copa do Mundo tenho passe livre no metrô. Se tivesse que pagar o ticket custa 50 rublos, algo em torno de R$ 3.

POR DENTRO DA COPA – Com o enviado especial Paulo Nonato de Souza, o Campo Grande News estará nos passos da Seleção Brasileira e de todos os acontecimentos que vão envolver o Mundial da Rússia. Veja esta e outras notícias no Canal Copa 2018.




imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.