ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Com falta de aparelhos, pacientes dependem de respiração manual na Santa Casa

Dos seis enfermeiros e técnicos que estavam de plantão, quatro precisaram se dedicar apenas à respiração manual dos pacientes

Danielle Matos | 14/06/2019 16:04
Cerca de 12 pacientes estão na ala vermelha da Santa Casa. (Foto: Direto das Ruas)
Cerca de 12 pacientes estão na ala vermelha da Santa Casa. (Foto: Direto das Ruas)

A conta não fecha. A quantidade de pacientes internados na ala vermelha da Santa Casa de Campo Grande é maior do que as seis unidades de respiradores automáticos disponíveis. Para tentar contornar o problema, enfermeiros deixam de atender outros setores e utilizam o ambú, equipamento de respiração manual.

Ao todo, seis profissionais atendiam a ala vermelha da Santa Casa, na madrugada desta sexta-feira (14), incluindo técnicos de enfermagem e enfermeiros. Quatro deles se dedicavam exclusivamente à cerca de 12 pessoas que necessitam de respirador.

Enfermeiro que não deseja se identificar, afirma que o problema é repassado aos profissionais de um plantão para outro. “Recebemos o plantão com três ambús e no meio da noite teve outro paciente que foi submetido à intubação devido a insuficiência respiratória. No meio da madrugada dois ambús precisaram ir um para o centro cirúrgico e outro para o CTI. Passamos o plantão e a sala está super lotada, com previsão de chegarem mais pacientes entubados”.

Em nota, a Santa Casa informou que regula seus pacientes a partir da demanda enviada para o hospital e que possui um plano de contingência para atender o aumento da utilização dos aparelhos respiratórios. “Até dois ambus no mesmo setor, é destinado um técnico de enfermagem a cada trinta minutos para fazer a manobra. Acima de dois ambus, a escala de revezamento ocorre em nível hospitalar, com funcionários de outras alas, além da ala vermelha, para dar suporte técnico”.

O hospital também informou que “neste momento, 14 pacientes estão em atendimento na área vermelha do pronto-socorro. Destes, 6 em ventilação automática, 2 em ventilação mecânica e os demais em respiração espontânea ou com auxílio de máscara O2”.

Direto das Ruas - As informações chegaram ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias