ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Com problema no sistema, Central de Atendimento ao Eleitor fica lotada

Apesar de oscilações, parte dos eleitores está sendo atendida normalmente

Osvaldo Júnior e Kleber Clajus | 02/01/2018 14:10
Central de Atendimento ao Eleitor na tarde desta terça-feira (Foto: Kleber Clajus)
Central de Atendimento ao Eleitor na tarde desta terça-feira (Foto: Kleber Clajus)

O sistema para cadastramento biométrico apresenta oscilações nesta terça-feira (dia 2), primeiro dia útil do ano. Devido ao problema, a Central de Atendimento ao Eleitor, em Campo Grande, estava lotada, mas parte das pessoas conseguiram ser atendidas em tempo razoável, dentro da média.

A assistente da Central, Flávia Tomigawa, informou que a oscilação no sistema é um problema nacional, mas ela não soube precisar os motivos. “Em dezembro, nós tivemos problema semelhante e demorou cerca de 40 minutos para voltar à normalidade”, afirmou. Desta vez, não há previsão de quando o sistema volta a funcionar regularmente.

Com as oscilações, alguns técnicos conseguiam em certos momentos realizar normalmente o atendimento. Outros, no entanto, não puderam fazer o procedimento da biometria.

O frentista Ademir Marcos Cardoso, 51, está entre os eleitores que aguardavam, nesta tarde, ser atendido na Central. “Achei que ia ter tanta gente. Mas mesmo com o problema, vou fazer hoje. Não saio daqui sem fazer a biometria”, disse, decidido.

Central de Atendimento ao Eleitor, na Capital (Foto: Cleber Klajus)
Central de Atendimento ao Eleitor, na Capital (Foto: Cleber Klajus)

O estudante Leonardo Gomes, 19, teve mais sorte. Ele foi com os pais fazer a biometria. “Achei bem tranquilo e rápido”, avaliou. O procedimento no caso dele demorou aproximadamente 40 minutos.,

Jadson Souza Reis, 17, também estudante, está entre os eleitores que conseguiu fazer a biometria mesmo com as oscilações no sistema. Ele foi acompanhado da mãe, Francinete Batista, para tirar o seu primeiro título de eleitor.

“Por mim, ele nem viria, mas como é obrigatório, eu o trouxe”, disse, com franqueza, Francinete, demonstrando desilusão com a política. Já o estudante considera importante ter o documento, não pelo exercício do voto em si. “É necessário pra muita coisa, como para matrícula em faculdade”, mencionou.

Biometria – O cadastramento eleitoral é obrigatório e o prazo vai até 18 de março de 2018. Por esse motivo, a Justiça Eleitoral orienta que o eleitor cadastre a biometria o quanto antes para não correr riscos de perder o título de demais transtornos.

Direto das ruas - A informação inicial sobre o problema na Central chegou por meio do canal Direto das Ruas. Sugestões de pautas podem ser enviadas pelos canais de interação entre a redação e o leitor. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, fotos, áudios e vídeos, pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

 

Nos siga no Google Notícias