A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 15 de Outubro de 2019

23/05/2019 16:24

Em duas semanas, dobra número de remédios em falta na Casa de Saúde

Leitor relata que mãe está sem medicamento para hepatite, podendo piorar o quadro clínico; ministério diz que estoque será reposto

Aletheya Alves
Medicamentos para artrite reumatoide e câncer estão na lista. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)Medicamentos para artrite reumatoide e câncer estão na lista. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Dezesseis dias após última informação da SES (Secretaria de Estado de Saúde) sobre falta de medicamentos distribuídos pelo Ministério da Saúde, o número dobrou. Se somam à lista remédios para tratamento de câncer, a pacientes transplantados, hemofílicos e Alzheimer.

Há dois anos, Valquiria Couto de Souza, 54, utiliza um dos medicamentos que está em falta, Entecavir, para tratamento de hepatite. Ao buscar a unidade mensal nesta segunda-feira (20), recebeu a notícia de que a distribuição foi interrompida por falta do remédio.

Deyvid Couto de Souza, 32, é filho da paciente e contou que está preocupado com a situação, “ela está sem o medicamento citado, interrompido de forma abrupta, correndo sérios riscos da doença se agravar e sentir os sintomas da mesma”.

De acordo com Deyvid, o indicado pela Casa da Saúde seria que sua mãe substituísse a medicação, pois não há previsão de entrega. “Ela vai retornar para saber se pode tomar outro remédio, mas não falo isso somente por ela. Tem gente em situação pior, inclusive transplantado que está sem medicação”, relatou.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o pregão para compra do Entecavir foi concluída. A previsão de entrega pelo laboratório é para a primeira quinzena de junho. Enquanto a falta persistir, a orientação é que os estados utilizem alternativas disponíveis do medicamento.

Todos os processos de licitação para compra dos medicamentos foram concluídos, de acordo com o Ministério da Saúde. Por nota, a informação é que os remédios estão sendo enviados durante este mês para os estados e, em relação aos contratos assinados recentemente, as unidades devem ser distribuídas em quatro dias.

Confira todos os medicamentos que estão em falta, de acordo com a SES:

Artrite reumatoide - Abatavepte 

Hepatite B - Abatavepte 125mg, Entecavir, Imunoglubulina anti hepatite B 100U, Imunoglubuljna anti hepatite 600U

Esclerose múltipla - Fingolimode

Câncer - Everolimo 0,5mg

Pacientes transplantados - Sirolimo 2 mg e Tacrolimo 1 e 5 mg

Pacientes hemofílicos - Deferosirox

Alzheimer - Rivastigmina adesivo

Direto das Ruas - A informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions