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Direto das Ruas

Em meio à crise, empresa tira limites de cartões de crédito

Os clientes foram avisados por meio de mensagens nos celulares; para alguns limite total foi reduzido para R$ 1

Por Maressa Mendonça | 26/03/2020 17:09
Cliente tenta usar cartão Calcard, mas limite está zerado (Foto: Kisie Ainoã)
Cliente tenta usar cartão Calcard, mas limite está zerado (Foto: Kisie Ainoã)


Por meio de uma mensagem enviada no celular é que muitos clientes da Calcard, uma empresa administradora de cartões, ficaram sabendo que haviam perdido o limite de crédito de um dia para o outro. O motivo nada tem a ver com inadimplência ou o histórico dos clientes, mas com a pandemia do coronavírus.

Uma leitora do Campo Grande News, que pediu para não ter identidade divulgada, disse ter ficado “de boca aberta” com a atitude da empresa após receber uma mensagem em que a Calcard informava ter suspendido os limites de cartão de todos os clientes.  “O momento que a pessoa mais precisa de dinheiro a pessoa zera o cartão? Eu fiquei abismada”, informou.

Mensagem enviada pela empresa para clientes (Foto: Reprodução)
Mensagem enviada pela empresa para clientes (Foto: Reprodução)


Outra cliente da empresa, a contadora Adriana Rodrigues de Oliveira, de 39 anos, disse ter recebido mensagem semelhante, informando que o limite dela havia baixado de R$ 2,2 mil para R$ 285.  Ela verificou no outro dia e ficou surpresa ao ver que a diminuição tinha sido total. “Eles zeraram”.

Adriana procurou a empresa por telefone e pelas redes sociais, mas ainda não teve uma resposta sobre a situação.

O cartão Calcard é oferecido por uma loja de sapatos, mas é aceito em inúmeros estabelecimentos como farmácias e supermercados e é justamente por esse motivo que a empresa foi alvo de tantas críticas. Adriana, por exemplo, é uma das que usava o crédito para fazer compras em mercados e drogarias.

Mensagem recebida por cliente da empresa Calcard (Foto: Reprodução)
Mensagem recebida por cliente da empresa Calcard (Foto: Reprodução)


Na página do Facebook da empresa há centenas de reclamações semelhantes e a resposta da empresa é padrão: “ Devido a pandemia e as diretrizes do BACEN, tivemos que reavaliar nossa política de crédito. Essa foi umas decisão muito difícil para todos. Mas assim que tudo isso passar, poderá normalizar seu limite”.

O titular do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão comentou que, aparentemente a situação parece irregular porque altera o contrato unilateralmente e orienta os clientes a procurarem o órgão de proteção ao consumidor para avaliar o teor do contrato firmado entre as partes.

A reportagem enviou mensagem pelas redes sociais, e-mail e tentou contato por meio do telefone da ouvidoria da empresa para ter detalhes sobre a situação, mas não obteve resposta.

Serviço de inteligência artifical da empresa informa sobre limite de R$ 1 (Foto: Reproducação)
Serviço de inteligência artifical da empresa informa sobre limite de R$ 1 (Foto: Reproducação)


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