A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019

21/05/2019 10:49

Leitor filma caminhão de coleta domiciliar recolhendo lixo de empresa

Fim da coleta "gratuita" para grandes geradores terminou em 1º de maio. Caminhão da Solurb já foi visto duas vezes no local.

Ronie Cruz
Caminhão da Solurb foi visto deixando o pátio de empresa por duas vezes após nova determinação da prefeitura, diz denúncia (Foto: Direto das Ruas)Caminhão da Solurb foi visto deixando o pátio de empresa por duas vezes após nova determinação da prefeitura, diz denúncia (Foto: Direto das Ruas)

Um leitor enviou pelo canal Direto das Ruas um vídeo em que denuncia a coleta de lixo em uma empresa de alimentos na saída para Cuiabá sendo realizada por caminhão de coleta domiciliar da Solurb. A coleta e destinação de resíduos de empresas consideradas grandes geradores passou a ser responsabilidade do próprio estabelecimento e não mais do município, conforme o Decreto 13.653/2018.

As imagens foram gravadas na quarta-feira (15) da semana passada por volta das 10h da manhã. O vídeo mostra o caminhão da Solurb no pátio da Mitsui Alimentos e saindo do local logo em seguida. O denunciante que pediu para ter a identidade preservada disse ao Campo Grande News que já flagrou duas vezes o veículo dentro da empresa na avenida Cônsul Assaf Trad.

O prazo para o fim da coleta "gratuita" (ou custeada pelo município) para grandes geradores terminou no dia 1º de maio. Novo regulamento do município determinou que seria de responsabilidade de cada Grande Gerador o seu cadastramento e apresentação do PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), bem como a definição da empresa prestadora de serviços responsável pela coleta e tratamento dos resíduos.

Conforme o Decreto n. 13.720/2019 o Decreto 13.653/2018 empresários que se enquadram como grande geradores que não estiverem cadastrados junto à prefeitura serão autuados.

Veja o vídeo:

Outro lado - A reportagem do Campo Grande News entrou em contato com a Mitsui Alimentos, mas por telefone o gerente administrativo preferiu não se posicionar sobre a denúncia no momento.

Já a Solurb informou que a empresa não está inclusa na relação de grandes geradores enviada pelo município, podendo nesse caso ter os resíduos recolhidos por um caminhão de coleta domiciliar.

Em nota, a prefeitura também informou que a empresa não é grande geradora de resíduos.

Direto das Ruas – As informações chegaram ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

(*) Matéria atualizada às 15h40 para acréscimo de informações.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions