ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Direto das Ruas

Longe de seu habitat natural, cateto é visto no Parque dos Poderes

Raiza Calixto | 27/01/2015 13:49
Animais puderam ser vistos na entrada do Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)
Animais puderam ser vistos na entrada do Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)

Hoje pela manhã quem passou pela região do Parque dos Poderes, em Campo Grande foi surpreendido ao encontrar um cateto, também conhecido como “porco do mato”, nas mediações. As fotos foram enviadas para a redação do Campo Grande News.

O animal não é comum em áreas urbanas, pois seu habitat são regiões pantaneiras e de cerrado. Quando adulto, o bicho pode chegar a 30 quilos e atingir altura de 40 a 75 centímetros. Segundo a bióloga Nara Theodoro Pontes, a espécie costuma viver escondida nas matas. “Essa espécie é bastante rara em áreas urbanas, algum fazendeiro pode ter trazido o animal e ele ter fugido”, o que justificaria o aparecimento do cateto em Campo Grande.

Nas fazendas, a espécie é utilizada como difusora de sementes, pois faz parte de sua alimentação, junto de brotos e raízes e enquanto se alimentam,  enterram as sementes nas matas. “A espécie não é agressiva mas ao se deparar com um animal silvestre a recomendação é deixar ele quieto e evitar aproximações já que os animais tem instinto de defesa e podem atacar” ressaltou a bióloga.

No ano passado uma anta que havia sido resgatada de uma propriedade rural de São Gabriel do Oeste fugiu do Cras e foi encontrada também no Parque dos Poderes, na ocasião a Polícia Militar Ambiental, Policia Militar e técnicos foram mobilizados para resgatar o animal.

Em casos como esse a indicação é ligar para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) no número (67)3326-1370

Direto das Ruas - Pelo canal de interação entre a redação e o leitor, podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos. Seja um colaborador via WhatsApp pelo número (67) 9687-7598.

Nos siga no Google Notícias