A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

13/05/2019 13:08

Túmulo desmorona e restos mortais ficam à mostra em cemitério

Visitantes reclamam da má conservação dos túmulos e pedem melhorias para o cemitério

Ronie Cruz
Foto enviada pelo direto das ruas mostra crânio exposto após túmulo desmoronar (Foto: Direto das Ruas)Foto enviada pelo direto das ruas mostra crânio exposto após túmulo desmoronar (Foto: Direto das Ruas)

Restos mortais ficaram à mostra depois que um túmulo desmoronou dentro do cemitério Santo Amaro na avenida Presidente Vargas em Campo Grande. A denúncia foi enviada por um internauta pelo canal Direto das Ruas. Segundo o denunciante, são várias covas que estão em situação semelhantes no local.

Entre os frequentadores mais assíduos há quem diga que existem túmulos abandonados pela família, considerando o estado em que se apresentam. “Tem gente que sepulta aí um familiar e nunca mais volta. Ontem mesmo que era dia das mães não veio quase ninguém”.

Jazigos mais antigos sofrem com a ação do tempo no Cemitério Santo Amaro (Foto: Ronie Cruz)Jazigos mais antigos sofrem com a ação do tempo no Cemitério Santo Amaro (Foto: Ronie Cruz)
Preservativo ainda fechado encontrado ao lado de túmulo (Foto: Ronie Cruz)Preservativo ainda fechado encontrado ao lado de túmulo (Foto: Ronie Cruz)

A reportagem do Campo Grande News esteve no cemitério na manhã desta segunda-feira (13) e confirmou que vários túmulos estão se deteriorando. Nos caminhos entre as covas por dentro do cemitério encontramos garrafas de bebida alcoólica e embalagens fechadas de preservativos.

Um marceneiro de 56 anos que foi visitar o jazigo de dois familiares e que preferiu não ser identificado reclama da conservação do lugar. “Aqui poderia ser bem melhor. Afinal, pagamos tantos impostos. Falta pavimentar melhor a entrada. Precisa melhorar a limpeza e resolver os túmulos que estão largados aqui. É só andar aqui que a gente vê lápide aberta”, reclama.

Outra cova já começa a desmoronar e apresenta rachaduras (Foto: Ronie Cruz)Outra cova já começa a desmoronar e apresenta rachaduras (Foto: Ronie Cruz)

Funcionários não sabem afirmar quanto túmulos estão em estado avançado de deterioração, mas dizem que prefeitura já mandou areia e pedras para fazer as tampas de túmulos destruídos e que só falta o cimento.

Sarvia Lurdes, 73, vizinha do cemitério, reclama que pessoas desconhecidas entram no cemitério à noite. “O portão do cemitério fica só encostado. Entra gente a hora que requer e sai a hora que quer. É um descaso total. E ainda tem a capela abandonada que está fechada há anos e nunca mais funcionou”, afirmou Sarvia acrescentando que o local poderia ser reaproveitado pelo município.

Capela municipal na entrada do cemitério também é alvo de reclamação de vizinhos (Foto: Ronie Cruz)Capela municipal na entrada do cemitério também é alvo de reclamação de vizinhos (Foto: Ronie Cruz)

Outro lado - A prefeitura de Campo Grande informou que a responsabilidade sobre o túmulo é do familiar. Neste caso, o município vai notificar a família, responsável pelo túmulo,
para que faça a manutenção.

Direto das Ruas – A sugestão de matéria e fotos chegaram ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

(Matéria atualizada às 7h08 do dia 14/05/2019 para acréscimo de informações)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions