ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Na JBS, funcionário reclama das condições de trabalho em indústria de couro

Segundo funcionário, galpão não tem álcool em gel suficiente para funcionários

Silvia Frias | 24/03/2020 15:33
Funcionário reclama das condições de trabalho em galpão (Foto: Direto das Ruas)
Funcionário reclama das condições de trabalho em galpão (Foto: Direto das Ruas)

Funcionário do grupo JBS encaminhou nova denúncia contra as condições de trabalho na unidade localizada no Núcleo Industrial, em Campo Grande. Desta vez, é questionada a necessidade de manutenção da atividade da indústria de couro, além do transporte e falta de material disponível de assepsia para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

A reclamação chegou por meio do canal Diretos das Ruas. O funcionário, que não quis se identificar, disse que o transporte oferecido pela empresa continua sendo feito da mesma forma, sem que fosse inserida qualquer nova instrução por conta do vírus, como distância entre passageiros e limpeza do veículo. São duas linhas usadas por cerca de 40 pessoas diariamente.

Ele diz que o ônibus tem a placa “produção de alimentos” e questiona se é regular,  já que faz parte da equipe da indústria de couros.

No local de trabalho, reclama das condições sanitárias. “O ambiente que trabalhamos não ajuda por ser sujo e a gente tem contato um com o outro; não disponibilizaram nenhum tipo de proteção como máscaras, a gente até comentou motivo, eles alegam que é somente pra quem tem sintomas”.

A sujeira, segundo ele, é dos pombos que usam o teto do galpão como ninho. O local também não foi colocado álcool em gel em quantidade suficiente para os funcionários. “Tem uns três pontos daqui com álcool, no refeitório mudaram algumas coisa, mas pouco”.

Hoje, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, disse que a Vigilância Sanitária recebeu reclamações sobre aglomeração de funcionários no frigorífico da JBS, na mesma planta, localizada no Núcleo Industrial e nada foi constatado.

Em nota, a JBS explica que a operação de couros é parte fundamental da cadeia produtiva. Sem a possibilidade de destinar a pele extraída do animal no processamento, os frigoríficos teriam atividades paralisadas por questões sanitárias e ambientais, comprometendo a produção e o abastecimento de alimentos.

Sobre a operação, a assessoria informa que “vem adotando medidas para garantir a saúde, o bem-estar e a segurança de todos os seus colaboradores, fornecedores e clientes”, citando o uso de álcool em gel, afastamento dos funcionários do grupo de risco, ampliação da frota de ônibus e criação de protocolo de emergência a ser utilizado para quem apresente sintomas. A nota não cita especificamente o caso denunciado pelo funcionário.

Direto das Ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

#matéria atualizada às 16h35 para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias