ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Pacientes lotam saguão de UPA e aguardam atendimento há mais de 5 horas

Sesau esclarece que dois clínicos gerais atendem nesta tarde e que um reforço já foi solicitado

Danielle Valentim e Clayton Neves | 05/05/2019 14:39
Aposentado Carlos Gilberto de Almeida, de 64 anos, aguarda o retorno do médico junto a esposa, desde as 9h40. (Foto: Marina Pacheco)
Aposentado Carlos Gilberto de Almeida, de 64 anos, aguarda o retorno do médico junto a esposa, desde as 9h40. (Foto: Marina Pacheco)

Pacientes que procuram atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Leblon neste domingo (5) precisam de paciência. O saguão está lotado e entre pacientes uma idosa com dores e diarreia aguarda atendimento há mais de cinco horas.

À reportagem, pacientes disseram que pela manhã um pediatra atendia a população, mas o único clínico geral da unidade teria saído em uma unidade móvel para um atendimento de emergência.

O aposentado Carlos Gilberto de Almeida, de 64 anos, aguarda o retorno do médico junto a esposa, desde as 9h40.

“Ela está com dores e diarreia e está lá sentada esperando. Na lista de escala aparecem dois médicos para a manhã, mas não tem ninguém para tarde. A gente paga imposto a vida inteira para passar por isso. Vemos o povo falando que a saúde está ótima, mas não tem nem médico. Outro problema é a falta de remédio faço tratamento pegando remédios no CEM e há três meses não consigo pegar medicamentos”, reclamou.

A idosa Irene Lemes da Rocha, de 66 anos, foi até à UPA acompanhar o filho que está com suspeita de dengue. “Ele já veio essa semana e agora estamos retornando. Falaram para gente que não há previsão. Agora estou indo na UPA Vila Almeida”, disse.

O jovem Ayslan Camargo de 24 anos acompanha a namorada que está com uma infecção no ouvido.

“Ela está sentindo dores há mais de 48 horas. Isso é um tapa na cara da sociedade. Estamos sofrendo com a saúde. Passamos pela triagem, mas até agora não chama. O pessoal de dentro da unidade pediu para a gente ligar na ouvidoria, mas acho injusto eu ter que ligar, quando eles que deveriam saber da situação”, pontuou.

Saguão lotado. (Foto: Marina Pacheco)
Saguão lotado. (Foto: Marina Pacheco)

Ao Campo Grande News, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que durante a manhã três clínicos e cinco pediatras estavam fazendo o atendimento na unidade. Agora à tarde dois clínicos estão atendendo.

A prefeitura afirma ainda que apesar da demanda estar alta, todos os pacientes estão sendo atendidos dentro do tempo protocolar. Já foi solicitado o reforço da equipe de apoio para a unidade.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias