ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Poda radical de árvore em via pública vira caso de polícia no São Francisco

Moradora que contratou serviço e homem que realizou a poda responderão por crimes ambientais

Danielle Errobidarte | 15/01/2020 11:22
Poda radical foi denunciada por anônimo à Decat, PMA e PM. (Foto: Marcos Maluf)
Poda radical foi denunciada por anônimo à Decat, PMA e PM. (Foto: Marcos Maluf)

Na manhã desta quarta-feira (15), uma equipe da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) foi chamada para atender um flagrante de poda radical em via pública. Localizada no bairro São Francisco, na rua José Luis de Carvalho, a árvore foi cortada por funcionário que usava motosserra irregular, a mando de moradora.

A denúncia anônima foi feita à delegacia, à Policia Militar Ambiental e à Polícia Militar. Pelo bairro, nem mesmo a inquilina, que aluga um imóvel da mulher autuada, soube dizer o motivo da poda ou passar um contato para a equipe que se dirigiu ao local. O homem contratado para realizar a poda não quis falar sobre o assunto;

Segundo o delegado titular da Decat, Maércio Alves Barbosa, tanto a moradora, identificada apenas como Noemi, quanto o funcionário contratado para realizar a poda, responderão por crimes ambientais. "Ela vai responder por mandar cortar árvore que está em via pública, e ele pelo mesmo crime, e ainda por utilizar motosserra irregular", explica.

Legislação - O artigo 49 da Lei de Crimes Ambientais define que pode ter pena de três meses a um ano quem "danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia". Já o artigo 51 da Lei 9605/98 também prevê detenção de três meses a um ano, mais multa, para aquele que "comercializar motosserra ou utilizá-la em flores e demais formas de vegetação sem licença ou registro da autoridade competente".

Direto das Ruas - A reclamação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar através da ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias