ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Postos de saúde amanhecem sem vacina e com sala de espera alagada

Unidades Básicas de Saúde dos bairros Caiçara e Universitário têm problemas que vão de infraestrutura precária à falta de médicos

Danielle Matos | 23/04/2019 09:15
Goteiras e pisos molhados são apenas alguns dos problemas das UBS's. (Foto: Direto das Ruas)
Goteiras e pisos molhados são apenas alguns dos problemas das UBS's. (Foto: Direto das Ruas)

Chuva logo nas primeiras horas desta terça-feira (23) afetou o funcionamento de algumas unidades de saúde na capital. Moradores dos bairros Universitário e Caiçara, que procuram atendimento médico ou a imunização contra a gripe enfrentam, além das filas, enfrentaram problemas como salas de espera alagadas, telhados descobertos e falta de vacina e enfermeiros.

As telhas quebradas da UBS do bairro Universitário exigiram soluções comuns de funcionários e pacientes. Na tentativa de evitar que a água se espalhasse pelo saguão da unidade, latas de lixo foram espalhadas em pontos onde existem goteiras.

Antes das 7h30, cerca de 20 pessoas aguardavam na fila para tomar vacina e mais de 50 a espera de consulta. Raphaela Muniz, 32, questionou os funcionários da UBS sobre a quantidade de profissionais. “Uma médica faltou e disseram que não tem enfermeiros, que eles chegam só a partir das 11h para nos atender”.

Lata de lixo foi colocada para tentar conter goteiras. (Foto: Direto das Ruas)
Lata de lixo foi colocada para tentar conter goteiras. (Foto: Direto das Ruas)
Além de telhas quebradas, infiltrações prejudicam estrutura de UBS. (Foto: Direto das Ruas)
Além de telhas quebradas, infiltrações prejudicam estrutura de UBS. (Foto: Direto das Ruas)

Já na UBS do Caiçara não havia vacina. Os pacientes foram informados de que devem procurar o serviço novamente no período da tarde. Por causa da chuva, alguns idosos, que compõe o grupo de risco e recebem gratuitamente a dose, tiveram que aguardar na unidade para retornarem às suas casas. É o caso de Ary Nogueira, 65, que procurou atendimento por volta das 7h. “A ‘desculpa’ é que o carro da entrega estragou e com essa chuva muitos idosos estão voltando pra casa”.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o desabastecimento na UBS Caiçara foi pontual e deve-se a contradições na logística. "As doses estão sendo repostas ainda nesta manhã e não haverá prejuízos aos pacientes". Quanto à UBS Universitário, "houve um problema de vazamento por conta da forte chuva que caiu na região, porém não inviabilizou o atendimento".

O Campo Grande News procurou a Secretaria Municipal de Saúde que, até a publicação desta matéria, não se pronunciou sobre o assunto. 

Direto das Ruas - A informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias