A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

23/04/2019 09:15

Postos de saúde amanhecem sem vacina e com sala de espera alagada

Unidades Básicas de Saúde dos bairros Caiçara e Universitário têm problemas que vão de infraestrutura precária à falta de médicos

Danielle Matos
Goteiras e pisos molhados são apenas alguns dos problemas das UBS's. (Foto: Direto das Ruas)Goteiras e pisos molhados são apenas alguns dos problemas das UBS's. (Foto: Direto das Ruas)

Chuva logo nas primeiras horas desta terça-feira (23) afetou o funcionamento de algumas unidades de saúde na capital. Moradores dos bairros Universitário e Caiçara, que procuram atendimento médico ou a imunização contra a gripe enfrentam, além das filas, enfrentaram problemas como salas de espera alagadas, telhados descobertos e falta de vacina e enfermeiros.

As telhas quebradas da UBS do bairro Universitário exigiram soluções comuns de funcionários e pacientes. Na tentativa de evitar que a água se espalhasse pelo saguão da unidade, latas de lixo foram espalhadas em pontos onde existem goteiras.

Antes das 7h30, cerca de 20 pessoas aguardavam na fila para tomar vacina e mais de 50 a espera de consulta. Raphaela Muniz, 32, questionou os funcionários da UBS sobre a quantidade de profissionais. “Uma médica faltou e disseram que não tem enfermeiros, que eles chegam só a partir das 11h para nos atender”.

 

Lata de lixo foi colocada para tentar conter goteiras. (Foto: Direto das Ruas)Lata de lixo foi colocada para tentar conter goteiras. (Foto: Direto das Ruas)
Além de telhas quebradas, infiltrações prejudicam estrutura de UBS. (Foto: Direto das Ruas)Além de telhas quebradas, infiltrações prejudicam estrutura de UBS. (Foto: Direto das Ruas)

Já na UBS do Caiçara não havia vacina. Os pacientes foram informados de que devem procurar o serviço novamente no período da tarde. Por causa da chuva, alguns idosos, que compõe o grupo de risco e recebem gratuitamente a dose, tiveram que aguardar na unidade para retornarem às suas casas. É o caso de Ary Nogueira, 65, que procurou atendimento por volta das 7h. “A ‘desculpa’ é que o carro da entrega estragou e com essa chuva muitos idosos estão voltando pra casa”.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o desabastecimento na UBS Caiçara foi pontual e deve-se a contradições na logística. "As doses estão sendo repostas ainda nesta manhã e não haverá prejuízos aos pacientes". Quanto à UBS Universitário, "houve um problema de vazamento por conta da forte chuva que caiu na região, porém não inviabilizou o atendimento".

O Campo Grande News procurou a Secretaria Municipal de Saúde que, até a publicação desta matéria, não se pronunciou sobre o assunto. 

Direto das Ruas - A informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions