ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Direto das Ruas

Praça do Peixe é ponto de encontro para quem ignora isolamento no Vilas Boas

Nesta tarde, muitas adultos e crianças se aglomeravam tomando tereré, joganos bola ou caminhando na praça

Adriano Fernandes | 26/04/2020 18:30
Criança jogando bola na quadra de esportes da praça. (Foto: Direto das Ruas)
Criança jogando bola na quadra de esportes da praça. (Foto: Direto das Ruas)

A rotina de domingo (26) na Praça do Peixe, no Bairro Vilas Boas, segue com movimento normal, mesmo com a recomendação de isolamento social em meio aos números crescentes de coronavírus na Capital.

Neste fim de tarde, muitas pessoas se aglomeravam em rodas de tereré, jogando vôlei ou fazendo alguma atividade física no local. O fluxo de crianças, grupo de risco da doença, também é grande na quadra de esportes ou brincando na academia ao ar livre.

Crianças brincando na academia ao ar livre da praça. (Foto: Direto das Ruas)
Crianças brincando na academia ao ar livre da praça. (Foto: Direto das Ruas)

As imagens foram encaminhadas à redação pelo canal Direto das Ruas, mas o desrespeito ao isolamento no local já foi retratado anteriormente pelo Campo Grande News. Confira aqui.

Conforme o Sisgran (Sistema Municipal de Indicadores de Campo Grande – MS) já há casos confirmados da doença na vizinhança da praça.

O local também fica a poucos quilômetros do Rita Vieira, um dos bairros com as piores taxas de isolamento da cidade, com 29,8 %.

No Bairro Nossa Senhora das Graças outra imagem enviada à redação mostra grande quantidade de pessoas soltando pipa no meio de uma rua.

Pessoas reunidas no meio da praça. (Foto: Direto das Ruas)
Pessoas reunidas no meio da praça. (Foto: Direto das Ruas)

Desrespeito ao isolamento

A média de isolamento em Campo Grande é de 46,2%, muito abaixo do recomendado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) que é de 70%. Além de hábitos frequentes de higiene como o uso de álcool gel, por exemplo, o isolamento social é a única maneira de evitar a propagação do novo vírus.

Conforme o último levantamento feito pelo In Loco, que calcula a taxa por meio do sistema de georreferenciamento, no sábado (25), São Conrado e Rita Vieira tiveram as piores taxas de isolamento da cidade, com 29,8 %. Parque Novo Século e José Abrão também tem índices críticos, 29,2% e 26,4%, respectivamente.

Aglomeração de pessoas no Bairro Nossa Senhora das Graças. (Foto: Direto das Ruas)
Aglomeração de pessoas no Bairro Nossa Senhora das Graças. (Foto: Direto das Ruas)

Dando bom exemplo os bairros Planalto, Jardim dos Estados, Seminário e Futurista têm os melhores índices de isolamento social.

O primeiro deles com 67,8% da população em casa e o último com 59,7%.

Dentre os 79 municípios de MS, Campo Grande ocupa a 59ª posição do ranking da taxa de isolamento social, com média de 46,2%. Bela Vista está em 1º lugar com 78,1% e Jardim em último com 37,4%.

Mato Grosso do Sul ocupava no sábado a penúltima posição do ranking dos estados brasileiros com piores índices.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação.

Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Nos siga no Google Notícias