ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Abertura de mercado dos EUA trará oportunidades para MS, diz consultor

Consultor avalia que economia terá impacto positivo

Elci Holsback | 01/08/2016 13:06
Economia terá mudanças em 2017 (Foto: Iagro)
Economia terá mudanças em 2017 (Foto: Iagro)

A economia sul-mato-grossense será diretamente impactada pela liberação da exportação de carne bovina in natura para os Estados Unidos. A decisão foi oficializada no último dia 28, durante o IX CCA (Comitê Consultivo Agrícola) dos dois países, em Washington.

Segundo o consultor em Comércio Exterior, Aldo Barrigosse, o Estado terá grandes oportunidades com a nova vertente para exportação, beneficiando não apenas os grandes frigoríficos, mas também os de menor proporção. “A abertura do mercado norte-americano pode aumentar o volume de abates e, com a ampliação do mercado internacional, pode haver menos interesse no mercado regional, abrindo espaço para os pequenos frigoríficos, beneficiando a pecuária e a economia como um todo“, avalia Barrigosse.

Para o consultor, Mato Grosso do Sul tem estrutura para atender ao exigente mercado norte-americano e os reflexos na economia regional poderão ser sentidos a partir de 2017. "O Estado já atende aos pré-requisitos exigidos pelos Estados Unidos, com animais de alta qualidade e condições de atender, inclusive, outros mercados internacionais", destaca.

Com cinco grandes frigoríficos aptos para exportar, Mato Groso do Sul ocupa a quarta posição no ranking nacional de produção de carne bovina, com rebanho estimado em 21 milhões de cabeças de gado, segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

As negociações para a abertura de mercado para a carne bovina in natura entre os dois países tiveram inicio em 1999. Nesta segunda-feira (1º), o ministro da Agricultura, Blairo Maggi e a embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, se reúnem no Palácio do Planalto para fazer a troca de cartas de reconhecimento de equivalência dos controles oficiais de carne bovina entre os países.

Nos siga no Google Notícias