ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Álcool eleva competitividade para Mato Grosso do Sul e mais 7 estados

João Humberto | 20/12/2010 12:21

A competitividade dos preços de álcool nos postos de combustíveis aumentou para Mato Grosso do Sul e sete estados brasileiros em relação à gasolina, de acordo com dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis), compilados pelo AE-Taxas, referentes à semana terminada em 17 de dezembro de 2010.

Hoje, o álcool também está competitivo nos estados de Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Tocantins. Na Bahia e Rondônia é indiferente a utilização de álcool ou gasolina no tanque. Em 16 estados e no Distrito Federal, a gasolina está competitiva no bolso do consumidor.

Conforme apurado pelo Estadão, em São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de álcool, o combustível renovável apresenta a terceira maior competitividade do Brasil, de acordo com os preços compilados pela ANP, perdendo apenas para Goiás e Mato Grosso.

A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal.

Segundo o levantamento da ANP, em São Paulo, o preço do álcool está em 67,15% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). Em Mato Grosso do Sul é de 68,99%.

Nos siga no Google Notícias