ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Aneel leiloa na quinta linhas de transmissão em MS e 12 estados

Objetivo é integrar PCHs na região norte do Estado e conectar rede em Paraíso das Águas

Por Adriel Mattos | 28/06/2022 08:32
Lote no Estado abrange nove cidades. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Lote no Estado abrange nove cidades. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) realiza na quinta-feira (30) o leilão de 13 lotes de linhas de transmissão em 13 estados, incluindo Mato Grosso do Sul. O edital prevê a construção, operação e manutenção de 5.425 quilômetros de linhas de transmissão e de 6.180 megavolt-ampères (MVA) em capacidade de transformação de subestações.

O lote de Mato Grosso do Sul é o 11, com 291 km de extensão e 300 MVA. A empresa que vencer tem 48 meses, ou seja, quatro anos. Serão contemplados os municípios de Campo Grande, Jaraguari, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Paraíso das Águas, Água Clara, Chapadão do Sul e Cassilândia.

O governo federal tem a expectativa de gerar 1.248 empregos com as obras. Ao fim, espera-se a integração das PCHs (pequenas centrais hidrelétricas) Fundãozinho, Areado e Bandeirante e conexão da rede da Energisa na região de Paraíso das Águas.

O leilão será às 10h (de Brasília), na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Os Lotes 8 a 12, com investimento estimado em R$ 2,19 bilhões, são relativos a empreendimentos que já licitados, porém não implantados e com caducidade dos contratos já declarada pelo Ministério de Minas e Energia.

Nos siga no Google Notícias