ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Após ano difícil, construção civil aposta em ganho real no salário

Aline dos Santos | 19/01/2015 12:48
Setor teve retração e puxou criação de empregos para baixo em MS. (Foto: Arquivo)
Setor teve retração e puxou criação de empregos para baixo em MS. (Foto: Arquivo)

Apesar do cenário de retração, com demissões que puxaram para baixo a criação de empregos no Estado, a construção civil almeja reajuste de 12,8%, índice que ultrapassa a inflação (6,4%) e dá ganho real para a categoria.

“No ano passado, conseguimos 8%. Agora, os 12,8% é para ficar mais próximo dos outros Estados”, afirma o presidente do Sintracom/CG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande), José Abelha Neto.

Caso o reajuste venha conforme o solicitado, o piso salarial para pedreiro, por exemplo, aumenta de R$ 1.085 para R$ 1.223,88.

A categoria, cuja data base é primeiro de março, convocou assembleia para o dia 30 de janeiro. Na pauta, estão reajuste salarial, autorização para ajuizar dissídio coletivo, firmar acordo ou deflagrar greve. Ou seja, todos desdobramentos possíveis para a futura negociação.

Em novembro do ano passado, a construção civil demitiu 1.919 pessoas, sendo a principal responsável pelo déficit da geração de empregos em Mato Grosso do Sul. “A construção teve uma queda, retração do mercado. Mas, querendo ou não, as construções continuam”, afirma o presidente do Sintracom. Ele acredita em recuperação a partir do próximo mês. O setor tem 30 mil trabalhadores em Campo Grande.

Com pedido de reajuste superior a 12%, o Sintricom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Imobiliário, Cerâmica e Montagem de Três Lagoas) também fará assembleia no dia 30 de janeiro.

No fim do ano passado, somente a UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), fábrica da Petrobras, demitiu mais de duas mil pessoas. Entretanto, o plano é que a construção retome o fôlego na cidade. “Há expectativa de começar outras obras, abrir mais vagas. No segundo semestre deve retornar as obras da fertilizante”, diz o presidente do sindicato, Aldenisio Santos Sales.

Na previsão do sindicalista, também entram a expansão da Eldorado e da Cargill, além da obra do Hospital Regional em Três Lagoas e uma fábrica de compensado em Água Clara. “Vai melhorar. De abril em diante vai estar alinhando essas coisas”, afirma.

Nos siga no Google Notícias