ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Após decisão do STF, Estados planejam criar loterias e atraem iniciativa privada

Decisão do STF pode beneficiar Estados, consumidores e iniciativa privada. Entenda.

Economia | 18/03/2021 09:04
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

De acordo com o Valor Econômico, em reportagem publicada na última segunda-feira (15), governos de diferentes Estados brasileiros se movimentam para lançar suas próprias loterias. O planejamento vem como resposta a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em setembro de 2020, permitiu que governos estaduais passassem a explorar jogos lotéricos.

Antes da decisão havia um impasse entre os governos estaduais e federal quanto à operação de loterias. Alguns Estados já tinham jogos em funcionamento, mas, sem respaldo judicial, não tinham segurança de atuação no mercado.

No entendimento do STF, mesmo que a União tenha exclusividade de legislação acerca das loterias, isso não significa que os Estados não possam explorar o setor.

Para os governos estaduais, a decisão caiu como uma excelente possibilidade de arrecadação. Assim como a União fatura bilhões com as loterias da Caixa anualmente, os Estados também podem se beneficiar com a criação de novos jogos.

Considerando apenas a Mega-Sena - maior loteria brasileira - no período de 2010 a 2020, a Caixa arrecadou mais de R$ 61 bilhões e distribuiu parte dos valores para áreas como INSS, Fundo Nacional de Segurança Pública e Ministério do Esporte.

Somente no ano passado - desta vez levando em conta todas as loterias - a Caixa teve um faturamento de R$ 17,1 bilhões, o que representa um crescimento de 2,35% frente ao ano anterior.

Ainda de acordo com a reportagem do Valor, empresas privadas já se preparam para entrar no mercado das loterias estaduais. Em entrevista ao portal, Marcio Malta, CEO do Sorte Online - companhia especializada em apostas nas loterias pela internet -, falou sobre a criação da nova empresa do grupo, a BRLOT.

A empresa surgiu para oferecer sua expertise de mercado aos Estados que tenham interesse em criar suas próprias loterias. A ideia é fornecer não apenas tecnologia, mas também “serviços comerciais e operacionais”, segundo o Valor.

Malta afirmou ao portal que a BRLOT busca um modelo comercial que seja atrativo para todos os envolvidos nas possíveis novas loterias: consumidores, Estados e empresa.

Neste contexto, ele fala sobre os percentuais de arrecadação destinados a prêmios nas loterias federais, que considera relativamente baixos. Isso dá a entender que, nas loterias estaduais, há espaço para trabalhar com percentuais ainda maiores na parte voltada aos consumidores.

Para viabilizar o acesso dos apostadores às possíveis novas loterias, a empresa planeja criar um modelo que garanta integração entre online e offline. Segundo a reportagem, a ideia é criar parcerias com diferentes tipos de estabelecimentos, como, por exemplo, postos de gasolina. Até mesmo uma negociação para usar as unidades lotéricas não é descartada, mas isso, é claro, dependerá do interesse da Caixa em participar da operação.

A BRLOT espera dar início à operação ainda em 2020, mas tudo depende das decisões dos Estados e da velocidade em que as conversas avançam.

Na última quarta-feira (17), o governador de São Paulo, João Doria, vetou o artigo que autorizava a recriação da Loteria do Estado de São Paulo (LOTESP) pelo Poder Executivo. Por outro lado, estados como Santa Catarina e Maranhão já têm estudos em andamento para a criação de seus jogos.

Nos siga no Google Notícias