ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Após decisão do TJ, Bigolin antecipa reabertura de lojas em Campo Grande

TJ concedeu liminar, derrubando decisão de primeira instância que havia decretado falência, sequestro de bens e fechamento das lojas

Silvia Frias e Mirian Machado | 22/03/2019 11:40
(Foto: Mirian Machado)
(Foto: Mirian Machado)

A diretoria da Bigolin antecipou a reabertura das lojas, depois que liminar do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) suspendeu a falência da empresa. A previsão inicial era retomada das atividades na segunda-feira.

A Bigolin havia entrado com pedido de recuperação judicial, mas o juiz decretou a falência, o sequestro de bens e o fechamento das lojas. Até o ano passado, a dívida chegava a R$ 88 milhões a cerca de 750 credores. A projeção é que o valor alcance R$ 100 milhões.

Esta manhã, a loja na Rua 13 de Maio reabriu com a presença de todos os funcionários de Campo Grande, em uma reunião para tranquilizar a equipe e falar sobre a decisão judicial. “A liminar foi condizendo com a realidade e com a lei”, avaliou diretor, Roberto Bigolin Filho, 32 anos.

Segundo ele, a decisão de primeira instância, de 14 de março, que determinou o bloqueio de bens e o fechamento das lojas foi considerada abrupta. “Estávamos convictos que haveria aprovação, tinha cenário claro dentro da assembleia, a aprovação da maioria, só no aguardo da decisão do juiz”. O empresário diz que mesmo em caráter liminar, a decisão derruba os argumentos da avaliação judicial inicial. 

Agora, a empresa espera minimizar o prejuízo decorrente de uma semana de fechamento forçado. Roberto Bigolin diz que empresa agiliza a entrega de mercadorias que ficou pendente durante fechamento e vai preparar plano de descontos para movimentar o caixa. O empresário disse que os salários em atraso foram pagos com os recursos que estavam disponíveis antes do decreto judicial.

A liminar é uma decisão provisória e o tribunal ainda vai julgar o mérito. No dia 20, o desembargador Vilson Bertelli suspendeu a decisão do juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, da Vara de Falências e Recuperações Judiciais de Campo Grande, datada no dia 14. O magistrado determinou que as lojas fossem lacradas e os bens bloqueados.

O juiz havia decretado a falência de cinco empresas do grupo: Ângulo Materiais de Construção e Serviços, Bigolin Materiais de Construção, Casa Plena Materiais de Construção, D & D Comércio, Construção e Serviços e Nara Rosa Empreendimentos Imobiliários.

A administradora judicial Pradebon e Cury havia sido nomeada para acompanhar o processo de recuperação e fazia os levantamentos sobre a falência.

A Bigolin nasceu em 1955 no Rio Grande do Sul, mas foi em 1982, com a inauguração da matriz em Campo Grande, que se tornou um grande grupo. Os negócios foram expandidos para o interior e Estados vizinhos, até o início da crise econômica em 2013.

Nos siga no Google Notícias