ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Aumento do combustível faz inflação fechar abril em 0,31% na Capital

Etanol e Diesel ocupam as primeiras colocações da lista de produtos/serviços campeões em arrecadação

Liniker Ribeiro | 18/05/2018 12:53
Bombas de combustível em posto da Capital (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Bombas de combustível em posto da Capital (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O aumento no preço do etanol, do diesel e da gasolina foi o grande vilão da inflação no mês de abril, em Campo Grande. Os produtos estão entre os dez itens que representaram o maior número de contribuições durante o mês, estando os dois primeiros à frente na lista. Com isso, a taxa superou o mês de março, fechando em 0,31%, contra 0,19% no mês anterior.

Os números fazem parte do IPC/CG (Índice de Preços ao Consumidor de Campo Grande), com base em cálculos do Nepes (Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais) da Uniderp, que foram divulgados nesta sexta-feira (18).

No acumulado, a inflação registrada nos primeiros quatro meses do ano foi de 0,71%, a menor registrada no período desde o início do Plano Real, em 1994.

De acordo com o estudo, o resultado foi puxado pela alta dos grupos Transportes (1,91%), motivada por elevações no etanol (7,79%), diesel (3,88%) e na passagem de ônibus intermunicipal (3,25%); Saúde (0,32%), e Despesas Pessoais (0,14%), onde os produtos ou serviços com maior aumento foi na mensalidade de clube (1,55%), sabonete (0,64%) e ingresso de cinema (0,59%).

Outros quatro grupos tiveram deflações e ajudaram a segurar a elevação do indicador de abril. São eles: Habitação (-0,26%), Educação (-0,09%); Vestuário (-0,24%) e Alimentação (-0,04%), que registrou a terceira queda consecutiva do índice este ano.

"Esse resultado continua sinalizando que a inflação da Capital permanece comportada, resultado que só mudará caso ocorram novos problemas no desempenho da economia", avalia o coordenador do Nepes/Uniderp, Celso Correia de Souza. Ainda segundo ele, "há tendência de mais quedas da taxa Selic, que se encontra atualmente em 6,50%, a menor desde a sua criação".

Nos siga no Google Notícias