ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Bolívia vai investir na produção de gás para atender demanda de MS

Azambuja e outras autoridades assinaram documento de intenção de compra e venda

Osvaldo Junior | 05/05/2017 14:33
Reinaldo Azambuja (à esq.) durante reunião na manhã de hoje (Foto: Divulgação / Governo do Estado)
Reinaldo Azambuja (à esq.) durante reunião na manhã de hoje (Foto: Divulgação / Governo do Estado)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), o presidente da Bolívia, Evo Morales, e outras autoridades brasileiras e bolivianas assinaram nesta sexta-feira (5) dois memorandos de entendimento para manifestar a intenção de consolidar futuros acordos de compra e venda de gás natural.

De acordo com o jornal boliviano El Mundo, o governo do país vizinho irá investir na exploração do gás para atender às demandas dos cinco estados brasileiros. "Esses entendimentos vai exigir-nos acelerar os investimentos quanto à exploração para assegurar mais recursos de gás para o bem de nossos povos", disse o presidente, durante a solenidade, ocorrida em Santa Cruz de La Sierra, na sede da YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos), empresa que fornece o produto à Petrobras.

Mato Grosso do Sul e outros estados do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul –, além de Mato Grosso querem comprar gás diretamente da Bolívia a partir de 2019, quando se encerra o contrato entre a YPFB e a Petrobras.

Por esse contrato, assinado em 1996, o Brasil compra 30,1 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural até até 31 de dezembro de 2019. O contrato pode ser renovado, mas a Petrobras já manifestou intenção de reduzir o volume à metade e elevar a comprar do insumo produzido em território nacional.

A quantidade restante (15 milhões m³/dia) poderia ser adquirida pelos estados do Codesul, além de Mato Grosso. Isso pode significar preços menores, sobretudo para Mato Grosso do Sul, se considerada a distância do transporte do produto.

As negociações de acordos para comercialização do gás natural podem fortalecer outros projetos, como a ferrovia bioceânica, que ligará o Brasil, Bolívia, Peru, Paraguai e Uruguai, conforme observou o presidente Evo Morales ao jornal El Mundo.

O governo Reinaldo Azambuja fez avaliação semelhante. "O memorando de entendimento é muito importante para que possamos avançar essa política de integração entre nossos estados", disse.

Azambuja enfatizou que a Petrobras também será chamada para outras reuniões entre os estados do Codesul e o governo boliviano para tratar de comercialização futura do gás natural. O próximo encontro está marcado para o dia 22 deste mês em Florianópolis (SC).

Nos siga no Google Notícias