ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Campo Grande e Inocência puxam o saldo positivo de empregos no Estado

O avanço da cidade do interior está diretamente ligado à implantação de fábrica de celulose

Por Aline dos Santos | 01/05/2026 08:08
Campo Grande e Inocência puxam o saldo positivo de empregos no Estado
Homem trabalha na construção de galpão na região central de Inocência. (Foto: Osmar Veiga)

Campo Grande e Inocência foram destaques na geração de empregos em Mato Grosso do Sul. Os dados, divulgados pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), são relativos ao mês de março.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul gerou 3.554 empregos formais em março, com Campo Grande liderando com 1.428 vagas e Inocência em segundo com 899, impulsionada pela megafábrica de celulose da Arauco, que dobrou a população local para 16 mil habitantes. Paranaíba, Aral Moreira e Laguna Carapã registraram os maiores saldos negativos. No acumulado do ano, o estado soma 14.030 vagas formais criadas.

Do saldo positivo de 3.554 novos empregos com carteira assinada no Estado, Campo Grande aparece com 1.428 novos postos de trabalho, seguido por Inocência (899).

O avanço da cidade do interior está diretamente ligado à implantação da megafábrica de celulose da empresa chilena Arauco, prevista para entrar em operação em 2027. Com cerca de 8 mil habitantes, o município viu sua população dobrar em poucos meses, chegando a aproximadamente 16 mil pessoas, entre moradores e trabalhadores envolvidos nas etapas iniciais do empreendimento.

Em 2022, por exemplo, o saldo de empregos foi negativo em Inocência. Com 724 admissões e 729 desligamentos, o resultado foi de -5. No ano seguinte, 2023, o saldo do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no município foi de apenas 9 empregos

Os melhores e piores – Depois de Campo Grande e Inocência, estão Três Lagoas (324), Corumbá (271) e Chapadão do Sul (180). Também tiveram desempenho positivo os municípios de Paraíso das Águas (124), Fátima do Sul (111), Dourados (104) e Itaquiraí (92). Na contramão, três cidades registraram os maiores saldos negativos do mês: Paranaíba (-181), Aral Moreira (-142) e Laguna Carapã (-141).

Cenário estadual – Conforme o Caged, elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Mato Grosso do Sul teve 40.698 admissões e 37.144 desligamentos no mês de março. No acumulado do ano, o Estado já soma 14.030 vagas formais criadas

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.