A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

30/08/2010 07:42

Carvoeiros esperam que André anuncie hoje fim de taxa

Redação

Nesta segunda-feira, às 9h, o governador, André Puccinelli (PMDB), recebe representantes do Sindicarv (Sindicato das Indústrias e dos Produtores de Carvão Vegetal de Mato Grosso do Sul) para discutir ações voltadas ao setor.

O encontro será às 9h, no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande e a expectativa do setor é que André anuncie a suspensão da TMF (Taxa de Movimentação Florestal), como medida de incentivo.

O presidente do Sindicarv, Marcos José Brito, afirma que assuntos como o preço do carvão e a forma de pagamento devem ser discutidos durante a reunião. "Hoje está sobrando o produto no mercado. Com o fim da taxa poderemos mandar o carvão para as siderúrgicas de Minas Gerais, o que já vai aliviar bem a situação", explica Marcos Brito.

Os preços do carvão caíram porque a produção foi excedente ao consumo. O setor esperava que o segundo alto-forno da Vetorial em Corumbá já estivesse em funcionamento, mas isso ainda depende da autorização da Justiça para a captação de água do Córrego Piraputangas também deve ser debatido. "Nós começamos a produzir a mais, para atender os dois alto-fornos, mas até agora apenas um está em atividade", aponta como um dos motivos para estar sobrando o produto no Estado. O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira traz, inclusive, redução de 21% na pauta fiscal do carvão, acompanhando a queda de preço no mercado.

Também será discutida a auto-sustentabilidade das indústrias de carvão vegetal, que deve começar a partir de setembro com a implantação de uma floresta, que receberá investimentos do governo, das siderúrgicas e dos produtores, para atender o setor.

A reunião também contará com a presença do diretor-presidente da Vetorial Siderurgia, Gustavo Correa, além de outros produtores filiados ao sindicato.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions