ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Cidade chilena de Iquique é novo destino de Expedição da Rota Bioceânica

Viajantes acordaram cedinho para seguir pela estrada considerada em bom estado

Por Danielly Escher e Paulo Cruz, de São Pedro do Atacama | 28/11/2023 09:06
Expedição da Rota Bioceânica passando pela Cordilheira dos Andes (Foto: Paulo Cruz)
Expedição da Rota Bioceânica passando pela Cordilheira dos Andes (Foto: Paulo Cruz)

Desbravadores da Rila (Rota de Expedição Latino-Americana) saíram nesta manhã da cidade de São Pedro do Atacama, no Chile, com destino a Iquique, capital de Tarapacá. Com estradas consideradas em bom estado neste ponto da viagem, o grupo vai passar por uma aduana e a previsão de chegada ao próximo destino é por volta de meio-dia.

À espera dos viajantes um coquetel com autoridades e visita para conferir a estrutura portuária. Na agenda também tem um churrasco, durante a noite, oferecido pelo grupo do setor alimentício JBS.

Fila de carro e caminhões em estrada da Chile a caminho de Iquique (Foto: Paulo Cruz)
Fila de carro e caminhões em estrada da Chile a caminho de Iquique (Foto: Paulo Cruz)

Programação - Nesta quarta-feira (29), a comitiva irá participar do 4º Foro de Los Territorios Subnacionales del corredor Bioceânico de Capricórnio, onde encontrarão com 600 empresários chineses e também com bolivianos, argentinos, paraguaios e chilenos.

Na quinta-feira (30), o grupo segue para Salta. Na sexta-feira (1º), eles participarão de uma agenda oficial com autoridades locais e participarão de uma Rodada de negócios. No mesmo dia, eles terão também uma agenda oficial com autoridades de San Salvador de Jujuy.

No sábado (2), o comboio segue para Assunção, no Paraguai, onde ficará até o dia 4 e terá uma agenda oficial e pernoitará em Ponta Porã. O retorno previsto em Campo Grande será dia 5 de novembro.

Rota e expedição - A Rota Bioceânica criará importante conexão viária entre o Centro-Oeste brasileiro e o Oceano Pacífico, tendo início em Mato Grosso do Sul e desembocando em Porto Murtinho. Dali, o trajeto cruza o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo. Depois, o trecho atravessa o território argentino passando pelas cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta, ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.

Começo - Na sexta-feira (24), a 3ª Expedição da Rota Bioceânica ou Rila (Rota de Integração Latino-Americana) saiu de Campo Grande com cerca de 100 participantes. A meta da comitiva é atestar a viabilidade econômica do caminho de aproximadamente 2,5 mil quilômetros indicando aos participantes todo o processo aduaneiro, alfandegário e de desembaraço que passam os produtos exportados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias