ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Conselho pede redução no reajuste da conta de luz durante a pandemia

Grupo sugere aumento de 1,2% e não os 6,9% que já estão previstos para vigorar a partir de quarta-feira

Maressa Mendonça | 29/06/2020 14:05
Torre de distribuição de energia (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)
Torre de distribuição de energia (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)


O Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (Concen) protocolou um recurso administrativo na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para diminuir o valor do reajuste da energia elétrica previsto para começar nesta quarta-feira (1º) em Mato Grosso do Sul.

A ideia é que o aumento fique em 1,2% e não 6,9%, conforme acordado antes do período de pandemia do coronavírus.Em nota, o Conselho informou que o pedido de reconsideração do valor da tarifa foi feito com base em uma resolução publicada em junho deste ano para o setor energético enfrentar a crise causada pelo coronavírus.

Esta resolução, a número 885, permitiu a criação da conta-covid para “cobrir déficits ou antecipar receitas de distribuidoras”. “Em síntese, com concordância das concessionárias, foi possível diluir estes efeitos em um momento de grande agravamento econômico para o período em que o empréstimo será pago por meio das faturas, que é de cinco anos”, informaram os representantes do conselho.

A regra permitia a revisão do valor da tarifa para os processos homologados depois da resolução. O Concen pediu então para a Aneel reconsiderar também o caso de Mato Grosso do Sul.

“O que esperamos é que haja a reconsideração, alteração da resolução e que a Energisa MS esteja sensível à situação do consumidor neste momento de grande vulnerabilidade”, declarou a presidente do Concen, Rosimeire Costa.

Integram o Concen, representantes da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul),  Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) , Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul ) e ABCCON  (Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias