ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Construção civil diz que viveu melhor ano dos últimos tempos em 2010

Agência Brasil | 16/12/2010 16:10

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic) que o setor registrou o melhor momento da história em 2010. De acorco com balanço divulgado hoje (16), o Produto Interno Bruto (PIB) do setor da construção civil deve crescer 11% em 2010, acima da previsão feita pela entidade no início do ano de crescimento de 9%. O resultado é considerado o melhor dos últimos 24 anos.

Segundo relatório da Cbic, a opção de utilizar a construção civil para “alavancar o desenvolvimento tem importante destaque do ponto de vista socioeconômico, no enfrentamento do déficit habitacional e na superação dos gargalos na infraestrutura”.

O setor gerou 340 mil empregos formais em todo o país só nos primeiros dez meses do ano. O número de trabalhadores com carteira assinada atingiu nível recorde. “Mais de 2,6 milhões, de acordo com a série histórica dos dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego [Caged], inciada em 1992”, informou o relatório.

Outro destaque foi o crédito imobiliário em expansão que, só com recursos da caderneta de poupança, pode ultrapassar R$ 50 bilhões.

O presidente da Cbic, Paulo Safady Simão, destacou os estímulos do governo para o programa Minha Casa, Minha Vida. “Nós vamos fechar o ano com 900 mil unidades contratadas em execução. E o presidente [Lula] anunciou mais 2 milhões [de unidades habitacionais]. Não é à toa o nosso otimismo”. A indústria da construção civil, com nível de utilização da capacidade instalada em 87%, também se comportou bem este ano.

Entre os desafios que o setor precisa enfrentar, foram destacadas a necessidade de aumento dos investimentos em inovação e produtividade; a sustentabilidade dos negócios, com a produção de edificações inteligentes e ambientalmente corretas; e a escassez e o alto custo de terrenos nos grandes centros urbanos. “Nem tudo são rosas e sabemos que temos gargalos e dificuldades. Mas isso faz parte do dia a dia”, enfatizou Paulo Simão.

Paulo Simão defendeu ainda o projeto Sanear é Viver que, segundo ele, depende de uma decisão política do governo federal para ser implementado. “É simples e parece com o Minha Casa, Minha Vida para o saneamento, para atender às famílias de baixa renda com subsídios. É uma vergonha o número que o Brasil apresenta na área de saneamento. Nós estamos matando criança no Brasil por falta de saneamento”, criticou.

Nos siga no Google Notícias