ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Consulta ao primeiro lote de restituição do IR estará disponível na quinta-feira

Crédito estará disponível nos bancos a partir do dia 18 de junho

Renata Volpe Haddad | 06/06/2017 09:32

A consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) será disponibilizada na próxima quinta-feira (8) e não no dia 9 de junho, como foi divulgado pela assessoria de imprensa da Receita Federal.

Em Mato Grosso do Sul, 18.191 contribuintes vão receber o total de R$ 38.189.991,47. O lote, que é referente ao exercício 2017, também contempla restituições residuais dos exercícios de 2012 a 2016. O crédito estará disponível nos bancos a partir do dia 18 deste mês.

Para consulta, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. No serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Há também disponível, o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar, diretamente nas bases da Receita Federal, informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Nos siga no Google Notícias