ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEGUNDA  17    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Contribuintes podem ajudar o RS com a declaração do IR; saiba como

Parte do recurso que seria enviada ao governo pode ser destinada diretamente para entidades cadastradas

Por Natália Olliver | 26/05/2024 16:46
Contribuinte no site da Receita federal para reclarar imposto de renda e ajudar o RS (Foto: Alex Machado)
Contribuinte no site da Receita federal para reclarar imposto de renda e ajudar o RS (Foto: Alex Machado)

Contribuintes que já declararam ou ainda vão declarar o IR (Imposto de Renda), podem ajudar instituições no estado gaúcho atingido pelas enchentes, com a parcela do imposto que seria destinada ao governo federal. O montante é destinado a entidades beneficentes de todo o país. Entretanto, o contribuinte pode direcionar o repasse diretamente para um fundo estadual ou municipal do Rio Grande do Sul, na hora da declaração. A contribuição é gratuita.

A doação pode ser feita tanto por quem tem imposto a pagar ou quem receberá a restituição. Quem já enviou os dados fiscais também pode colaborar. Para isso, é preciso mandar à Receita a declaração retificadora.

Os interessados devem escolher o modelo completo do documento, já que na versão simplificada o recurso não está disponível. Depois deve ir na aba “Doações Diretamente na Declaração”, em seguida escolher a aba “Criança e Adolescente” ou “Pessoa Idosa”. Após definir a entidade que receberá a doação, o contribuinte deve emitir o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e pagar o valor até 31 de maio.

É possível destinar até 6% do imposto devido para fundos no Rio Grande do Sul de assistência a idosos ou crianças e adolescentes, sendo limitado a 3% para cada. As entidades são determinadas pela Receita e doações que são feitas para locais sem aprovação não são consideradas no IR.

Rio Grande Do Sul - Conforme o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, publicado neste sábado (25), 469 municípios foram afetados pelas enchentes que devastaram o Estado gaúcho; 55.791 pessoas estão em abrigos, há 806 feridos, 64 desaparecidos e 165 óbitos confirmados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias