ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Copa abre terceiro turno na indústria de alimentos e gera 3,5 mil vagas

Caroline Maldonado | 12/06/2014 08:34
Supermercados esperam vender 20% a mais nos dias de jogo do Brasil (Foto: Arquivo)
Supermercados esperam vender 20% a mais nos dias de jogo do Brasil (Foto: Arquivo)

Para atender o aumento do consumo de alimentos e bebidas no período da Copa do Mundo, as indústrias chegam a criar um terceiro turno de funcionários. Em geral, essas empresas trabalham com metas de produção, portanto o acréscimo de um turno de trabalho pode aumentar a produção em, pelo menos, 30%. Cerca de 3,5 mil contratações extras ocorreram nos meses de maio e junho em todo o Estado.

Os frigoríficos, indústrias de biscoitos e bebidas começam a se preparar desde janeiro, de acordo com o Stiaac (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Campo Grande e Região). Segundo o presidente da entidade, Rinaldo Salomão, além do aumento do consumo local, têm-se a demanda de outros estados.

“A proximidade com os Estados de Goiás e Mato Grosso faz com que as empresas tenham que aumentar a produção, até porque haverá jogos nesses locais e mais pessoas estarão circulando nas cidades. Então as indústrias daqui mandam produtos para lá”, explica Rinaldo.

As indústrias de enlatados, carnes, biscoitos e bebidas são as mais beneficiadas nessa época do ano, segundo Rinaldo. “Essas indústrias maiores já aumentaram o quadro de funcionários , consequentemente, a produção desde o início do ano. Com isso os concorrentes começam a se preparar também”, afirma.

Para não ficar para trás, as indústrias que tem queda no consumo de seus alimentos nessa época, contam com os Estados vizinhos. É o caso da produção de sorvetes, que fica prejudicada em virtude das baixas temperaturas. São Paulo, Goiás e Mato Grosso são a solução para não diminuir a produção.

Supermercados – Nos dias de jogos da seleção brasileira, os supermercados esperam um acréscimo de 20% nas vendas, de acordo com a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados).

“O churrasco é o carro-chefe do consumo”, segundo o presidente da entidade, Marcelo Gonçalves. Em todo o Brasil, a Copa do Mundo deverá adicionar R$ 1,8 bilhão ao faturamento dos supermercados.

Nos dias de jogo da seleção brasileira, os supermercados devem fechar, pelo menos, 15 minutos antes das partidas e reabrir logo após o término, de acordo com a Amas. A estreia da seleção brasileira na Copa será amanhã (12), às 16h, no horário local, em jogo contra a Croácia.

Nos siga no Google Notícias