ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Coronavírus reduziu faturamento de mais de 86% das empresas do Estado

Paralisação das atividades foi em média de 17 dias e trouxe muitos prejuízos para empresários na Capital e interior

Rosana Siqueira | 13/04/2020 17:44
Comércio fechado trouxe perdas para o varejo principalmente na Capital
Comércio fechado trouxe perdas para o varejo principalmente na Capital

A pandemia do coronavírus reduziu o faturamento de pelo menos 86,2% das empresas no Estado nos últimos 17 dias. É o que mostra um levantamento do Sebrae Nacional com recortes para o Estado. A pesquisa que ouviu 87 empresários sul-mato-grossenses e apontou que o setor luta para evitar a demissão, parou por causa dos decretos do Governo e prefeituras e deve precisar urgentemente de crédito para cumprir os compromissos.

No questionamento sobre como o negócio está sendo afetado, até este momento, pelo covid-19 cerca de 1,15% das empresas disseram que aumentou; 86,21% que reduziu o lucro, 5,75% não sabe ainda/não quis responder.

Outra questão foi a mudança na forma de trabalhar das empresas. Neste item 48,3% dos entrevistados disseram ao Sebrae que interromperam as atividades: 38,4% mudaram de atividade; 7,6% não mudaram perfil de atendimento e 5,49% fecharam as portas.

A redução no horário de funcionamento foi a saída para 54,5% dos empresários, sendo que 27,2% sobreviveram graças ao delivery de produtos. Já o teletrabalho foi adotado por 24,2% dos estabelecimentos, e o drive thru por 3,03%.

A determinação  do Governo levou 70,4% das empresas a paralisarem as atividades e somente 29,5% fizeram pro conta própria. A média de tempo parado ficou em 17,2 dias no Estado.

Organização- De acordo com o analista técnico do Sebrae-MS Vagner Teixeira o momento agora é de calma e organização. “Nossa orientação é a mesma de um mês atrás. É preciso organizar a empresa organizar, o momento. Lembrar ainda que é um processo mundial, nacional e não apenas local”, sinalizou.

Ele ressalta que os empresários devem estar atentos as finanças. “Este é o momento de procurar a sanidade de cadastro no banco, tentar manter os pagamentos e fugir da inadimplência, Se preciso busque meio de prorrogar dívidas”, recomendou. Mas vale lembrar que os bancos devem demandar mais garantias neste período de crise”, alertou.

Nos siga no Google Notícias