A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

30/10/2012 09:03

De janeiro a setembro, exportações de frango tiveram queda de 11%

Marta Ferreira

A avicultura em Mato Grosso do Sul exportou, em setembro desse ano, 9,2 mil de toneladas, num total de US$ 21,2 milhões de dólares. O resultado é 21% superior ao mês de agosto que contabilizou 7,5 mil toneladas e US$ 16,1 milhões de dólares.

De janeiro a setembro, total acumulado na exportação de janeiro a setembro foi de 80 toneladas, quantidade 11% menor que o volume embarcado no mesmo período do ano passado, que foi de 90,8 mil toneladas. Segundo dados do Boletim Casa Rural,  o principal comprador, do início do ano até o momento, foi Japão, com 19,5 mil toneladas, seguido por Arábia Saudita, com 18 mil toneladas.

O boletim é elaborado pela Unidade Técnica da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).

Conforme os dados, o setor registrou abate de 11,7 milhões de aves em setembro, 5,2% a mais que em agosto desse ano, com 11,1 milhões. De janeiro a setembro de 2012 foram abatidas 104,9 milhões de aves, volume 4,7% inferior ao mesmo período de 2011.

A economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas avalia que “essa redução nos abates serve para ajustar a oferta e a demanda. As indústrias estão controlando os abates em função do consumo interno baixo. As carnes concorrentes, como bovina e suína, estão mais atrativas".

Segundo ela, o custo de produção da avicultura se manteve alto, em função da alta da soja e milho, utilizados na ração. “Os preços pagos não tiveram valorização em relação ao ano passado e o produtor rural não conseguiu obter maior lucro na atividade”, complementa. Do volume total de 27,3 mil toneladas produzidos em setembro, 66% foi destinado ao mercado interno, seguindo a média brasileira de 69% da produção voltada para o consumo nacional.

Os dados sobre abate, cotação, exportação da avicultura e outras cadeias como suinocultura, pecuária de leite e de corte, silvicultura e agricultura, com milho e soja, estão contemplados no Boletim Casa Rural que está disponível no site da Famasul.

Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions